28.2 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralAprosoja-GO e Faeg pedem o fim da exigência de reconhecimento dos decretos...

Aprosoja-GO e Faeg pedem o fim da exigência de reconhecimento dos decretos de emergência pelo Ministério da Integração Nacional

O presidente da Aprosoja-GO e vice-presidente institucional da Faeg, Bartolomeu Braz Pereira, esteve em Brasília para uma reunião no Ministério da Agricultura. Entre as pautas, foi solicitado o fim da exigência de reconhecimento dos decretos de emergência pelo Ministério da Integração Nacional para a renegociação de dívidas dos produtores, conforme consta em recente resolução do CMN.

Essa norma tem dificultado a prorrogação dos pagamentos, já que poucos municípios que decretaram emergência devido à estiagem foram reconhecidos pelo ministério. Além disso, essa exigência está atrapalhando o plantio da safra 2016/17, especialmente nas regiões atingidas pela seca, onde muitos produtores tiveram o CPF negativado por não conseguir pagar as prestações.

Diante da situação, Aprosoja e CNA solicitam que os laudos técnicos atestando as perdas com a estiagem sejam suficientes para a renegociação, como ocorreu no ES com as dívidas dos cafeicultores. Essa demanda também foi apresentada por Bartolomeu aos parlamentares da FPA. Nesta quarta, o presidente da Aprosoja Brasil, Marcos da Rosa, tem nova reunião no Mapa sobre o assunto.

Também foi debatido o pedido de importação de milho por suinocultores de RS e SC. Apresentamos posicionamento contrário a essa demanda, pois há oferta de milho no Brasil, além do que a importação desmotivaria o plantio da safra verão, o que pode trazer sérios problemas no futuro.

Fonte: Aprosoja-GO

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS