27.1 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralRitmo lento nas negociações do mercado de reposição no Tocantins

Ritmo lento nas negociações do mercado de reposição no Tocantins

Apesar da procura enfraquecida, devido às incertezas relacionadas ao mercado do boi gordo, a oferta restrita dos animais de reposição manteve as cotações dessas categorias estabilizadas nas últimas semanas. Entretanto, expandindo a análise para o início do ano, os recuos registrados nos preços são de 5,1% para o boi magro (12@), 7,8% para o garrote (9,5@), 7,3% para o bezerro (7,5@) e 5,0% para o bezerro de desmama (6@) no Tocantins.

Nesse mesmo intervalo, a desvalorização do boi gordo foi de 11,3% no estado. Essa conjuntura fez com que a relação de troca se estreitasse ainda mais. Cenário não muito positivo para o pecuarista, que desde o início do ano perdeu poder de compra na troca de todas categorias de reposição.

Em janeiro desse ano o produtor comprava 2,05 bezerros de desmana com o preço de venda de um boi gordo de 16,5@. Atualmente ele compra 1,92 animais desmamados, piora de 6,6% na relação de troca. Essa correlação também foi observada para as categorias mais eradas. Para o boi magro, nesse mesmo período, a troca passou de 1,29 para 1,21 por boi gordo, piora de 6,5% no poder de compra. Em curto prazo a mudança climática pode afetar a oferta local, e queda nas cotações das categorias de reposição não estão descartadas.

Fonte:  SCOT CONSULTORIA

Imagem créditos: Famato

 

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS