O Sindicato Rural de Rio Verde vem acompanhando o projeto de lei 2017/001121 sobre a aplicação de rastreabilidade online obrigatória na cadeia produtiva das carnes de bovinos e bubalinos, assunto este que tem gerado inúmeros questionamento da classe ruralista.
O projeto de autoria do deputado estadual Santana Gomes tramita na Assembleia Legislativa de Goiás e vai na contramão da cadeia produtiva, fato este que levou a diretoria do Sindicato Rural, através do presidente Luciano Guimarães, do diretor José Carlos Cintra e do colaborador Lúcio Silva Moraes, a participar de uma reunião na quinta-feira (30/08) no gabinete do deputado Lissauer Vieira. A reunião contou com a presença do presidente da Faeg José Mário e representantes de outros seis municípios goianos. “Este projeto é muito ruim para o setor e até agora ninguém conseguiu nos provar qual será o ganho de rastrearmos os nossos animais, para nós, o objetivo é fiscalizatório e o mais viável seria então fazer com que os produtores aderissem o projeto e não fossem obrigados a consentir com o mesmo”, afirma o presidente da Faeg José Mário.
De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Rio Verde, Luciano Guimarães, a preocupação da classe é com o dia-a-dia. “Precisamos discutir melhor o projeto, descobrir se o estado terá infraestrutura suficiente para atender a demanda, uma vez que o mesmo não tem oferecido o mínimo para o produtor rural”, explica.
Diante de todo o exposto, os participantes da reunião conseguiram mobilizar os outros deputados estaduais, que retiraram o projeto da pauta e ainda marcaram uma Audiência Pública para esclarecimentos sobre o assunto no dia 05 de setembro, às 09:00 horas na Assembleia Legislativa de Goiás.
REUNIÃO EM RIO VERDE
Em reunião, na manhã desta sexta-feira, 01 de setembro, na Sede do Sindicato Rural de Rio Verde, os pecuaristas da região declaram-se contra o projeto de lei de rastreabilidade online obrigatória para os bovinos e bubalinos de Goiás. O bate-papo contou com a presença dos diretores do Sindicato Rural e do Deputado Estadual Lissauer Vieira que deu total apoio aos participantes. “Este não é o momento de aprovarmos um projeto desta magnitude, precisamos estudar ele melhor e encontrarmos soluções mais cabíveis”, disse o deputado.
O pecuarista e diretor do Sindicato Rural, Sandoval Fonseca Bailão Filho acredita que agora é hora de união da classe. “Termos ido até Goiânia nesta quinta-feira (31/08), foi de extrema importância e agora mais do que nunca precisamos nos unir e mostrarmos os problemas que um projeto mal elaborado poderá causa em toda a cadeia produtiva.
A mesma opinião tem o diretor do SR José Carlos Cintra, que tem acompanhado de perto as discussões sobre a rastreabilidade. “O papel do SR é este mesmo, cobrar das autoridades competentes o desmembramento das ações, por isso precisamos prestigiar as ações que as entidades estão fazendo em prol dos pecuaristas e discutirmos melhor este projeto que inviabiliza a atividade”.
O pecuarista e diretor do SR Augusto Martins não concorda com o projeto e disse que o governo deveria criar outra maneira de agregar valor aos pecuaristas. “Será que a elaboração de um plano para melhorar a genética e o controle sanitário não seriam melhores”?
Por todos os motivos expostos, o presidente do Sindicato Rural de Rio Verde convida todos os pecuaristas e demais interessados para participarem da audiência Pública, no dia 05 de setembro, às 09 horas, na Assembleia Legislativa de Goiás, a ser presidida pelo Dep. Estadual Lissauer, para discutir a lei da rastreabilidade bovina. “O momento pelo qual passamos é de cautela e não de criar ônus ao setor. O tema já foi objeto de reuniões na FAEG, nas quais inúmeras entidades representantes dos pecuaristas se manifestaram de forma contrária ao projeto, mesmo assim o tema permanece na Câmara Estadual. Importante a presença maciça de todos”, conclui.
Fonte: Sindicato Rural de Rio Verde



