19.3 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralMilho: plataforma da Aprosoja ajuda o produtor a plantar na hora certa

Milho: plataforma da Aprosoja ajuda o produtor a plantar na hora certa

Por meio da plataforma, os produtores rurais podem checar a data de semeadura do milho e os riscos climáticos.
O Zoneamento Agrícola é uma questão muito importante. Para auxiliar os agricultores, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) desenvolveu um aplicativo focado no Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc). Por meio da plataforma da Aprosoja, os produtores rurais podem checar a data de semeadura do milho e os riscos climáticos de acordo com o Zarc de cada região.
Para tanto, é preciso inserir no sistema a cultura, a safra, o cultivar e o município. Em seguida, serão apresentados as recomendações e os riscos. A plataforma também informa dados de semeadura da soja.
Zoneamento Agrícola
Com a publicação da Portaria 212/2017, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou orientações para o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) do milho de segunda safra em Mato Grosso, relativo aos anos 2017/2018.
O Zarc é um instrumento técnico-científico de política agrícola e gestão de riscos na agricultura, que estabelece datas de plantio levando em consideração a cultura, o tipo de solo e o histórico climático de cada região.
Plantio do milho
Além do sistema, a Aprosoja também divulgou na quarta-feira (06/12) o Informe Técnico 204, sobre o Zarc e também sobre o seguro rural. O Zarc é importante por ser uma ferramenta de gestão de riscos relacionados aos fenômenos climáticos adversos. “Mais do que isso: é importante salientar que o cumprimento deste calendário é pré-requisito para que, em eventual sinistro de safra, o produtor fique coberto pelo seguro rural contratado”, explica o analista de Política Agrícola, Eduardo Vaz.
Outra plataforma
Apesar de a Aprosoja ter elaborado seu próprio sistema para a otimização da informação ao produtor rural, o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) também possui uma plataforma sobre o Zarc. Neste caso, as informações podem ser filtradas por safra, cultura, Unidade da Federação (UF), grupo, solo e município.
Fonte: SF Agro

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS