21.5 C
Jatai
InícioNotíciasAgriculturaEnergia elétrica segue mais barata no 1º trimestre

Energia elétrica segue mais barata no 1º trimestre

e acordo com o ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Filho, a energia elétrica terá preços mais baratos, pelo menos, até março deste ano. Inicialmente, a condição de oferta superior havia sido anunciada apenas para o mês de janeiro de 2018. A afirmação foi feita durante visita à usina binacional de Itaipu realizada na última terça-feira (16.01).

Segundo ele, o volume de chuvas acima da média desde o fim do ano passado têm permitido a recuperação dos reservatórios das principais usinas hidrelétricas. Isso faz com que fez a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sinalizar que o regime de bandeiras tarifárias permanecerá verde (sem custo adicional) nos três primeiros meses do ano.

“O sistema [elétrico nacional] é interligado e a gente veio de cinco ou seis anos de chuvas abaixo da média nos maiores reservatórios. Mas os resultados de novembro, dezembro e dos primeiros dias de janeiro [de 2018] têm sido muito animadores”, avaliou ele.

O ministro destacou ainda o “papel fundamental de Itaipu para que a gente tenha uma matriz mais barata para o setor elétrico. O que eu tenho dito desde o ano passado é que nós não temos risco de abastecimento e reafirmo isso hoje”.

Na visita a Itaipu, o ministro destacou ainda a apresentação do projeto Green Silicon (Silício Verde), parceria de Itaipu, Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). O objetivo é viabilizar a instalação de uma cadeia de produção de painéis fotovoltaicos na região de fronteira (Brasil e Paraguai), aproveitando a disponibilidade de energia e matéria-prima. “Nós já temos boa parte da nossa matriz com fontes renováveis e devemos continuar assim. Vamos fazer o crescimento da nossa matriz lastreado nas energias renováveis”, afirmou o ministro.

Fonte:  AGROLINK –Leonardo Gottems

Imagem créditos: Domínio Público

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS