21.5 C
Jatai
InícioNotíciasAgriculturaSafra 2017/2018: 50 novas ocorrências de ferrugem asiática foram registradas no Paraná

Safra 2017/2018: 50 novas ocorrências de ferrugem asiática foram registradas no Paraná

A ferrugem asiática é uma das principais preocupações dos sojicultores. A doença causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi ataca as plantas da soja, causa amarelecimento, queda das folhas e reduz a produtividade da lavoura. Para proteger a produção, o produtor deve usar fungicidas no combate à doença e adotar o vazio sanitário da soja. Além disso, também é recomendável monitorar a lavoura e as áreas onde houve confirmação da doença. De acordo com informações divulgadas pelo Consórcio Antiferrugem, até o dia 18 de janeiro, foram registradas 173 ocorrências da ferrugem asiática na safra 2017/2018. No Paraná, somente em janeiro, foram 50 novos casos.

Casos de ferrugem no início de 2018

Em janeiro deste ano, o Paraná foi o estado com maior números de casos de ferrugem asiática na safra 2017/2018. Segundo as informações do Consórcio Antiferrugem, até quinta-feira (18/01), foram confirmados 89 focos da doença no estado desde o começo da safra. Mato Grosso do Sul vem em segundo lugar, com 24 ocorrências. Já o estado de Mato Grosso teve 16 novos casos no mês janeiro, totalizando 19 casos desde o começo da safra.

No Rio Grande do Sul foram identificados 20 focos da ferrugem até o momento, sendo oito deles no mês de janeiro. O estado de São Paulo teve quatro novos casos em 2018, totalizando sete desde o início da safra. Santa Catarina apresentou a doença em duas localidades em Janeiro, totalizando cinco focos da doença até o momento.

Ferrugem asiática em dezembro

O Paraná também foi o estado mais afetado pela doença em dezembro. Ao longo do mês, foram confirmados 37 novos casos de ferrugem asiática no estado. No Rio Grande do Sul, foram registrados 11 focos da ferrugem asiática. Segundo dados do Consórcio Antiferrugem, os estados de Santa Catarina e Mato Grosso detectaram três casos da doença em dezembro. São Paulo teve mais dois novos casos e Goiás um.

Primeiros focos da doença

O primeiro foco da doença na safra 2017/2018 foi registrado em São Paulo em Novembro de 2017. A confirmação da ferrugem asiática foi feita por pesquisadores da Fundação ABC em uma lavoura semeada em Setembro (estádio R3), logo após o término do vazio sanitário. Ainda em Novembro, o Consórcio Antiferrugem identificou mais quatro focos da doença. Um deles foi em Itaipulândia (PR), em lavoura semeada no dia 16 de Setembro, e o outro em São Miguel do Iguaçu (PR), em área semeada em 17 de Setembro. O quarto foco da doença na safra 2017/2018 foi confirmado no município de Cruz Alta (RS) no dia 28 de Novembro. Minas Gerais também teve um foco confirmado em Novembro em um campo de linhagens da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). De acordo com informações da UFU, a ferrugem asiática e o patógeno foram detectados 30 dias mais cedo nesta temporada em comparação com a safra passada.

Fonte:  SFAGRO

Imagem créditos: arquivo

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS