21.5 C
Jatai
InícioNotíciasAgriculturaLiberação de bitrens no Paraguai potencializa exportação de soja

Liberação de bitrens no Paraguai potencializa exportação de soja

Jaime Verruck, titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), avaliou a liberação paraguaia para que carretas bitrens transportem grãos até o porto de Concepcion.

Conforme Verruck, a determinação potencializa as operações de exportação de soja pela hidrovia Paraguai-Paraná e viabiliza a nova rota de exportação da soja do Centro-Oeste brasileiro para a Argentina. Além disso, o porto paraguaio é uma opção no caso de Porto Murtinho supere a capacidade de embarque.

A Resolução 74 do Ministério de Obras Públicas e Comunicação do Paraguai, liberando o tráfego de carretas bitrem no trecho de aproximadamente 220 quilômetros da Ruta 5, foi publicada no dia 17 de janeiro.

O tráfego de bitrem era proibido em todo território paraguaio até então devido ao impacto que esses veículos poderiam causar na malha viária. A autorização é em caráter experimental para a próxima safra e se restringe ao transporte de cargas do Brasil até o Porto de Concepción e no sentido contrário. Está vedado o carregamento de bitrens em outros pontos do Paraguai.

Jaime Verruck comemorou a decisão paraguaia, lembrando que desta forma está consolidada uma alternativa interessante para exportação dos produtos agrícolas de Mato Grosso do Sul. O porto de Porto Murtinho continua sendo a principal porta de saída, mas sinaliza que vai operar com capacidade máxima neste ano.

As negociações para viabilizar as exportações sul-mato- grossenses pela Hidrovia Paraguai-Paraná com embarques em Concepcion se desenrolam desde 2016.

Fonte:  CORREIO DO ESTADO

Imagem créditos: arquivo

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS