23.5 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralRespeito pelo cavalo é essencial na doma racional de equinos

Respeito pelo cavalo é essencial na doma racional de equinos

A interação entre homem e cavalo, de forma natural, é fundamental no processo de doma de equinos. A afirmação é do instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), Álvaro Lúcio, que vai orientar o público da 3ª edição da Exposição de novas tecnologias voltadas ao desenvolvimento da pecuária (Expopec) sobre como realizar a doma racional. A demonstração ocorrerá no dia 23 de março, a partir das 8h30, no Parque de Exposição Hilton Monteiro da Rocha, em Porangatu (GO).

Segundo ele, é preciso pontuar o respeito pelo cavalo e sua fragilidade perante os ‘olhos’ do homem, além de ler os sinais corporais, obtendo, assim, um melhor resultado na doma. Para que o público possa compreender melhor, serão repassadas informações que fazem parte do curso do Senar Goiás de Doma Racional de Equinos. Temas como introdução à doma, abordagem, contenção, avaliação do animal, flexionamentos, manobras essenciais da doma, entre outros, vão integrar a demonstração.

Álvaro explica que hoje existem muitas técnicas de como se domar um animal, mas que a pessoa tem que identificar em qual delas se sente mais segura. “Mas o lema é confiança, lealdade e trabalho em grupo”, destaca. Ele acrescenta ainda que o maior cuidado que se deve tomar com os animais, sejam de qual espécie for, é proporcionar que o animal tenha experiência positiva no seu desenvolvimento. “Cavalo tem que ser cavalo e cachorro tem que ser cachorro. Alimentação de qualidade, água, e os bons tratos também são essenciais”, afirma.

Por: FAEG – Federação da Agricultura do Estado de Goiás

Imagem créditos: Faeg

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS