Está marcada para o dia 4 de abril de 2018, em Brasília, uma grande manifestação contra o Funrural. Produtores de todo o Brasil estão sendo convidados por sindicatos rurais, associações, cooperativas e até mesmo por outros produtores, a se mobilizarem pela causa.
Cerca de 200 instituições de pelo menos 15 unidades da federação já confirmaram participação através da mobilização e organização para o movimento de protesto na Capital Federal. A expectativa é que na data se reúna pelo menos 10 mil produtores.
A insatisfação com os desmandos dentro do setor agropecuário brasileiro fez com que as bases se mexessem. Então surgiu o movimento ABRIL VERDE E AMARELO que diz NÃO AO FUNRURAL que vem atormentando os produtores desde aquela votação em 29/03/2017 que foi surpreendente, onde o Supremo reverteu uma decisão de 11 a 0 (por duas vezes avaliada) para 6 a 5 sem nenhuma explicação técnica para tal.
Desde então a Receita Federal começou a notificar produtores que passaram a ter uma dívida retroativa, pois a lei validada pelo STF entregou ao produtor rural um débito retroativo de pelo menos cinco anos (é esse passivo que o produtor não aceita e não tem condição de pagar). Dentre as pautas, o Funrural é o problema MOR mas outras estão inseridas como Securitização, Insegurança Jurídica (direito à propriedade) e revisão do acordo do Mercosul.
Num encontro de lideranças para maior organização para a mobilização ficou definido, através de comissões, toda a base de suporte para o dia D. Comissões para recepção de caravanas, locais de estacionamento, organização com banheiros, alimentação (já tem confirmado 10 bois no rolete) e toda a parte burocrática com licenças e alvarás estão completamente organizados e protocolados.
Numa manifestação onde o palco será de produtores rurais, as lideranças que não compactuaram com seu setor estará fora. As bandeiras permitidas pela organização são as dos municípios, estados e do Brasil. Os participantes estão sendo convidados a irem de verde e amarelo.
Nesta reta final, outros setores que também estão indignados com a postura do STF prometem se unir aos produtores para que a voz seja ouvida e o clamor popular venha ecoar nos quatro cantos do Brasil! Se você é do bem e quer, decentemente, demonstrar sua revolta com a atual situação da justiça brasileira, vista-se de verde e/ou amarelo e esteja, dia 04 de abril, em Brasília, às 14h, em frente ao Congresso Nacional.
Fabélia Oliveira (texto livre para qualquer publicação, desde já autorizado)



