25.2 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralUsinas podem vender etanol direto para postos de combustíveis

Usinas podem vender etanol direto para postos de combustíveis

Medida aprovada pelo Senado segue para votação na Câmara dos Deputados e divide opiniões

O Senado Federal aprovou, no último dia 19, decreto legislativo que autoriza a venda direta do etanol hidratado das usinas para os postos de combustíveis. A medida derruba o artigo da Resolução 43/2009, da ANP, Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, que diz que só é permitido ao fornecedor, no caso as usinas, comercializar o etanol com outro fornecedor cadastrado na ANP, com um distribuidor autorizado pela Agência ou com o mercado externo.

O decreto legislativo teve voto favorável de 47 senadores e segue para votação na Câmara dos Deputados. A decisão divide opiniões de empresários do setor sucroalcooleiro e especialistas. Os que são contra afirmam que a medida pode ter várias consequências, como aumento dos custos com frete e o prejuízo na implementação da nova política nacional de biocombustíveis, o RenovaBio.

O professor Marcos Fava Neves, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP, defende que as usinas possam vender o etanol direto para os postos de combustíveis. Para ele, a medida estimula a liberdade econômica, a inovação e a eficiência, muito embora traga riscos, o que é da natureza do livre mercado. Ele concorda, no entanto, que, se for prejudicar o RenovaBio, o assunto precisa ser revisto.

Fonte: Jornal da USP Por Ferraz Jr 

Crédito Imagem: Pierre Duarte/Folhapress – 29.10.2015

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS