O setor agrícola representou 11% do PIB do país em 2016
O Tite sabe que a Sérvia é líder do grupo do Brasil na Copa do Mundo, sabe que ela venceu a Costa Rica na estreia com um gol de falta do Kolarov. O técnico da Seleção Brasileira de Futebol sabe também que a Sérvia representa o seu país em eventos oficiais desde que se separou de Montenegro em 2006 e que está disputando apenas a sua segunda copa. Mas o que o Tite não sabe sobre a Sérvia é que a economia do país é impulsionada, quase que totalmente, pela agricultura.
De acordo com informações do Serviço Estatístico Sérvio, o país, que se localiza no Sudeste da Europa, teve 11% do seu Produto Interno Bruto (PIB) do ano de 2016 representado pelo setor agrícola. Atualmente, existem aproximadamente 680 mil pessoas trabalhando na agricultura, sendo que cerca de 21% da força de trabalho total do país são impulsionados pela terra favorável e pelo fraco desenvolvimento de outros setores da economia.
Dos 23 jogadores que compõem o elenco da Seleção Servia para a copa do mundo, apenas quatro jogam no seu país natal. A exemplo disso, a agricultura também é o maior setor exportador do país, representando, junto com o ramo de produção de alimentos, 19,4% de toda o comércio exterior em 2016, um superávit de aproximadamente US$ 1,4 bilhão, quase US$ 130 milhões a mais do que 2015.
No entanto, os dados apontam que cerca de 60% da produção é destinada para as culturas de cereais, como milho, soja, trigo, cevada, girassol e beterraba sacarina. De acordo com o último Censo Agropecuário realizado na Sérvia o país possui cerca de 5,05 milhões de hectares de terra cultivável e aproximadamente 630 mil estabelecimentos agropecuários registrados, com o tamanho médio da área familiar não passando dos cinco hectares.
O que o Tite sabe sobre a Sérvia é que mesmo figurando entre as melhores seleções do mundo e tendo bons jogadores, o time não mantém um futebol constante e bem distribuído. O que o Tite não sabe sobre a Sérvia é que aproximadamente 94% dos produtores são considerados pequenos, possuindo menos de 20 hectares cada e somente 6% são registrados como grandes produtores.
A agricultura da Sérvia pode até ser comparada com o futebol, onde apesar de registrar um alto superávit, um bom índice de produção e se mostrar uma boa forma de gerar emprego e renda, não existe muita paridade e muito menos propagação. Afinal, o Tite não sabe quase nada sobre a Sérvia.
Fonte: Agrolink –Leonardo Gottems
Crédito Imagem: Domínio Público/Pixabay