26.4 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralDia de Campo do Algodão 2018 foi realizado em Luís Eduardo Magalhães...

Dia de Campo do Algodão 2018 foi realizado em Luís Eduardo Magalhães (BA)

Foi realizado no Campo Experimental da Fundação Bahia, o Dia de Campo do Algodão 2018, o maior evento técnico da cotonicultura da Bahia

No sábado (7) foi realizado no Campo Experimental da Fundação Bahia, em Luís Eduardo Magalhães (BA), o Dia de Campo do Algodão 2018, o maior evento técnico da cotonicultura do estado da Bahia. Organizado pela Fundação Bahia, Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), Fundo para o Desenvolvimento do Agronegócio do Algodão (Fundeagro) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e empresas parceiras, o evento contou com palestras técnicas, mercadológicas e voltadas à tecnologia.

Zirlene Dias Pinheiro, presidente da Fundação Bahia, destacou os bons números da safra deste ano no estado. “Tivemos a gratificação de sermos beneficiados com um ano de ótima produtividade em soja, e estamos vendo esse resultado também com a cultura de algodão. A colheita já começou e estamos muito felizes com a produtividade alcançada”.

Júlio Cézar Busato, presidente da Abapa, também deu destaque aos bons números da safra deste ano. “Nós estamos comemorando o que deverá ser a segunda maior produtividade de algodão na história da Bahia. Associado aos bons preços que estão sendo praticados hoje no mercado, vai nos trazer ajuda em um momento muito importante”, ressaltou o presidente da Abapa.

A expectativa de uma boa colheita de algodão nesta safra deverá aumentar o número de hectares para a safra do ano que vem. “Nós vamos passar de 263 mil hectares deste ano para mais de 300 mil hectares no ano que vem e vamos resgatar a riqueza que foi perdida e os empregos que foram suspensos”, disse Busato referindo-se aos últimos anos de estiagem no Oeste da Bahia.

O Dia de Campo do Algodão 2018 contou com quatro palestras: “Como agregar valor na fibra do algodão”; “Comportamento das cultivares de algodão no mercado”; “Impacto econômico da Spodoptera no algodão” e “Drones na agricultura: usos e benefícios que inovam o setor”.

Além dos altos índices pluviométricos, a expectativa de boa colheita na safra deste ano é reflexo de aprimoramento tecnológico, busca e troca de conhecimento, que o Dia de Campo do Algodão traz anualmente para a Bahia. O estado é o segundo maior produtor de algodão do Brasil e eventos desta natureza contribuem de maneira significativa para essa posição de destaque na cotonicultura nacional.

Fonte: Embrapa

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS