21.8 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralDirceu Gassen – O agro perde um dos maiores entusiastas da agricultura...

Dirceu Gassen – O agro perde um dos maiores entusiastas da agricultura brasileira

O professor e pesquisador em fisiologia Dirceu Gassen morreu nesta madrugada (03), de parada cardíaca, depois de dar entrada em um hospital de Passo Fundo-RS, para fazer uma drenagem em consequência de um câncer muito agressivo que foi diagnosticado em julho desse ano.

Mesmo depois do diagnóstico da doença a rotina do professor não foi alterada. Ele continuou com seus compromissos, palestras, seminários e pesquisas. O velório está ocorrendo na Sala Cristal, no Memorial da Paz, em Passo Fundo. Está previsto para às 19h a cerimônia de cremação.

Dirceu se destacou pelo empenho em melhorar cada vez mais a agricultura e compartilhar tais conhecimentos.  Ele queria ensinar os produtores e a conhecer as plantas e dizia que era preciso “viver, pensar e agir como planta”. Também que era amigo de todos os integrantes do ambiente, desde os microorganismos, passando pelas minhocas e chegando nas abelhas.

Doutor em Fisiologia tinha seu trabalho era focado em proteção de plantas, plantio direto, manejo integrado de pragas e controle biológico. Dirceu Gassen deixa esposa (Elaine Gassen) e as filhas Tatiana, Thais e Tainara, bem como genros Eduardo, Aramis e Richard.

Dirceu Gassen era Engenheiro Agronômo formado pela, Universidade de Passo Fundo, RS, em 1977. Fez Mestrado em Agronomia na Área de Fitotecnia, 1980. Estudou pragas de solo na Nova Zelândia; cursou Controle Biológico de pragas nos Estados Unidos. Foi professor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e deixa muitos ex-alunos e orientados. Era Pesquisador em manejo integrado de pragas de fruteiras, de trigo, insetos de solo e controle biológico de pragas na Embrapa Trigo, Passo Fundo, RS, desde 1981. Ele foi Coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da Secretária da Agricultura do RS. Foi gestor da área técnica da Cooperativa dos Agricultores de Plantio Direto, editor técnico da Revista Plantio Direto. Era sócio da empresa Vértice Agrícola – Agricultura de precisão.

O professor tinhas mais de 200 publicações relacionadas à proteção de plantas, plantio direto e evolução na agricultura. Também teve livros publicados nas Áreas de pragas, controle biológico e plantio direto. Visitou e ministrou palestras sobre agricultura, plantio direto e manejo de pragas em 22 países. Um legado que hoje o agronegócio brasileiro perde.

Por SUCA

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS