26.5 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralPreço da soja reage no Brasil

Preço da soja reage no Brasil

Produtores estão de olho na falta de chuva que poderá fazer os preços subirem mais

Segundo apurou a pesquisa diária do Cepea, os preços da soja no mercado físico brasileiro fecharam a terça-feira (29.01) com preços médios da soja subindo 0,27% nos portos, com as Tradings pagando (sobre rodas) cerca de R$ 77,46/saca. No interior, aproveitando as leves altas do farelo e do óleo durante a sessão (fecharam em queda) as indústrias também puderam oferecer preços 0,43% mais altos, a R$ 72,37/saca.

Como fatores formadores dos preços a T&F Consultoria Agroeconômica aponta o “Dólar, que fechou em forte queda de 1,14% nesta terça-feira, mas, durante o dia, chegou a subir 0,02%. Da mesma forma, [em Chicago] a cotação da soja para março fechou em queda de 4,25 cents/bushel (ou 0,46% a $ 919,0), mas durante o pregão sua máxima chegou a estar quase no mesmo nível do dia anterior. Some-se a isto a alta de 10% ou 5cents/bushel para o contrato de março e de 1cent/bushel para maio”.

“Estas altas, porém, apenas amenizaram a queda de 3,38% em janeiro nos portos e de 2,33% no interior. As informações recebidas do interior nos reportam que, apesar da queda de CBOT e câmbio, os preços se sustentaram, porém, os produtores estão [de olho] na falta de chuva (que poderá fazer os preços subirem mais) e continuam fora das vendas”, complementa o analista da T&F Luiz Fernando Pacheco.

FUNDAMENTOS

O relatório de acompanhamento das lavouras divulgado pelo Deral-PR nesta terça-feira registrou que o estado já colheu 20% da safra 2018/19, contra zero na mesma época do ano passado. A condição das lavouras encontra-se 68% entre boas/excelentes, 25% em condição média e 7% em condição ruim. “Com relação à comercialização, o estado já negociou 19% do que espera produzir, contra 11% na mesma época do ano passado”, conclui Pacheco.

Fonte: Agrolink Por Leonardo Gottems

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS