Nova tecnologia também é benéfica para o meio ambiente
Uma nova tecnologia que diagnostica e corrige falhas técnicas nas aplicações aéreas de agroquímicos consegue ampliar a eficácia da cobertura da pulverização para até 96%. De acordo com a Dominus Soli, que desenvolveu o Spray Plan em parceria com a Alvo Consultoria, o software também é benéfico para o meio ambiente, pois amplia o potencial produtivo de lavouras e protege organismos vivos, como insetos polinizadores.
“Acreditamos que essa união poderá contribuir para quebrar mitos, fortalecer e preservar a aplicação aérea e também ajudar a reverter a imagem negativa da aviação agrícola no Brasil”, resume Glauberto Moderno, fundador da Alvo Consultoria, sediada na cidade paulista Catanduva.
Segundo os executivos Antônio Loures e Marco Antônio Lino, sócios da Dominus Soli, o aumento do retorno econômico dos tratamentos por via aérea pode viabilizar a introdução de tecnologias recentes na área. Isso porque, além de todos os benefícios já citados, eles explicam que a nova tecnologia pode facilitar os processos operacionais de pilotagem e a gestão de custos da utilização de aeronaves.
Atualmente, a efetividade da cobertura dos produtos agroquímicos é de 75% de área tratada e quando os produtores não observam padrões técnicos adequados nos tratamentos de lavouras por via aérea a efetividade é de apenas 50%. Nesse cenário, as principais causas dessa perda são a ocorrência de ‘deriva’, evaporação ou de condições climáticas desfavoráveis aos voos, que serão quase que completamente controladas pelo Spray Plan.
Segundo dados divulgados pelo Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), 240 empresas de aviação agrícola em atividade no Brasil, além de 565 operadores vinculados a agricultores e cooperativas.
Fonte: Agrolink Por Leonardo Gottems



