As chegadas da matéria-prima da produção de aço foram de 75,18 milhões de toneladas no mês passado, abaixo das 83,24 milhões de toneladas importadas em junho de 2018 e das 83,75 milhões de toneladas em maio, segundo dados da Administração Geral das Alfândegas.
Para o primeiro semestre do ano, o maior consumidor de minério de ferro do mundo comprou 499,09 milhões de toneladas de minério, queda de 5,9% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da alfândega.
A oferta do Brasil caiu após o rompimento de uma barragem de rejeitos da Vale <VALE3.SA> em janeiro. Em outros lugares, a Rio Tinto <RIO.AX> <RIO.L> cortou sua previsão para 2019 de embarques da região australiana de Pilbara devido a problemas operacionais.
Os dois países são os maiores fornecedores de minério de ferro da China.