28 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria Geral3º Fórum Brasileiro de Agricultura Sustentável se encerra com sucesso

3º Fórum Brasileiro de Agricultura Sustentável se encerra com sucesso

Os organizadores já pensam no evento do próximo ano, que começará a ser divulgado nas próximas semanas

O 3º Fórum Brasileiro de Agricultura Sustentável, promovido pelo GAAS (Grupo Associado de Agricultura Sustentável), se encerrou nesta quarta-feira (7) com todas as expectativas ultrapassadas. O evento reuniu cerca de 600 participantes de 15 estados e do Paraguai. Os minicursos ministrados no primeiro dia, novidade desta edição, tiveram as inscrições esgotadas.

Durante a abertura, realizada na noite de segunda-feira (5), foi anunciada a mudança do nome da entidade, que se tornou uma associação. O movimento que começou informalmente em Goiás e foi nomeado como GAS (Grupo de Agricultura Sustentável) há cerca de 3 anos atrás, quando as práticas compartilhadas pelos agricultores passaram a ser disseminadas nacionalmente. Então, o primeiro fórum foi realizado em Mineiros (GO).

Durante os três dias de evento, as práticas preconizadas pela agricultura sustentável foram debatidas e aprofundadas no que tange à aplicação e resultados. Desde os minicursos realizados do primeiro dia, às palestras e mesas-redondas, os produtores aprenderam e trocaram experiências.

Entre os cerca de 600 participantes os estados que mais contribuíram foram Mato Grosso do Sul, com 21,5% dos inscritos, Paraná, com 18% e Minas Gerais com 12%. O restante veio de Goiás, São Paulo, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Bahia, Santa Catarina, Distrito Federal, Pará, Maranhão, Tocantins, Espírito Santo e Sergipe, além de inscritos do Paraguai.

Para Rogério Vian, presidente do GAAS, as expectativas foram ultrapassadas. “Foi ótimo, houve troca de ideias. Não poderia ter sido melhor. Nossa intenção é que o fórum seja itinerante e já estamos pensando no próximo ano. Em algumas semanas vamos definir onde será realizado”, disse ele no encerramento.

Parceiros e apoiadores

O 3º Fórum Brasileiro de Agricultura Sustentável contou com a parceria de diversas empresas que trouxeram tecnologias sustentáveis. Entre as empresas presentes no evento algumas delas oferecem produtos para manejo biológico: a Agrobiológica produz insumo que é um meio de cultura completo para multiplicação bacteriana; Da Terra, que comercializa insumos biológicos que evitam doenças e pragas sem o uso de produtos químicos; e a SoluBio possui uma solução integrada com projeto, biofábrica e insumos que permitem a produção on farm de defensivos biológicos.

Em relação à nutrição, são as seguintes empresas: Edem, que oferece fosfato natural reativo de Bonito(MS); a Imery oferece produtos de nutrição com aditivos de compatibilidade, além de inseticida mecânico com uso de silicato natural; Indústria Sul Fertilizantes, que produz fertilizante foliar que proporciona nutrição plena em enxofre; a Prime, prestadora de serviços e consultoria, que comercializa fertilizantes extraído de rochas da Austrália, o que proporciona um mix compatível com outras técnicas; Ragro, divisão da Rio Deserto dedicada ao agronegócio, que comercializa produtos indutores de resistência e fortificantes de plantas; e
Verde beneficia e comercializa fertilizante de Potássio extraído da rocha glauconito. Ainda, a Green Crops trabalha com as duas frentes, oferecendo manejo de preparo de caldos de defensivos e fertilizantes e misturas em tanque.

O evento, realizado pelo GAAS contou com apoio institucional da Aprosoja Brasil, Aprosoja MS, Governo do Estado, Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e FundTur (Fundação de Turismo de MS). Além disso, o Canal do Boi e o AgroCanal, do SBA (Sistema Brasileiro do Agronegócio) e o programa Sucesso no Campo foram os parceiros na veiculação, transmissão e filmagem do evento.

Fonte:  Tatiana Marin

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS