O GPB – Grupo Pecuária Brasil, que nasceu em uma rede social por meio da troca de mensagens entre produtores paulistas, tornou-se uma entidade com estatuto e contrato social, representando os pecuaristas do País.
“Com a institucionalização, o GPB entra em uma nova etapa de sua história curta, mas muito produtiva. A agremiação começou há cerca de cinco anos no Whatsapp, transferindo-se depois para o Telegram. É constituído por pecuaristas, técnicos, comerciantes e prestadores de serviços, com o objetivo de fazer o bem e trazer prosperidade para o setor pecuário”, explica o pecuarista Osvaldo Furlan Junior, presidente do GPB.
A diretoria é formada por Rodolfo Endres Neto como vice-presidente e Luiz Roberto Zillo como diretor executivo, além de 17 integrantes do Conselho Deliberativo da nova entidade.
O GPB e seus grupos coligados contam hoje com 12.170 membros de 189 cidades, 17 estados e Distrito Federal, além de integrantes de três países. No total, seus membros possuem 1,6 milhão de cabeças de gado e abatem 985 mil animais por ano. Para auxiliar o trabalho da diretoria executiva, o GPB conta com dois comitês: o Institucional para direcionar decisões futuras e Comunicação para desenvolver formas de se comunicar “dentro e fora da porteira”.
Uma das iniciativas de maior destaque do GPB é o Balizador de Preços do Boi Gordo, iniciativa que congrega, em detalhes, as informações dos próprios pecuaristas sobre negócios realizados com a indústria frigorífica.
Dentre as informações, o Balizador traz o preço médio da @ (por categoria animal), idade e peso, forma de pagamento, bonificações e premiações nos negócios efetuados.
Como diferencial de outras ferramentas de consulta de preços pagos pela indústria, o Balizador é alimentado unicamente pelo pecuarista, o que traz credibilidade nas informações e seu uso é totalmente gratuito.
Fonte: Revista AG
Crédito: Campo-43-full