Os cursos abordaram a biologia, a fisiologia, a produção, a reprodução, o manejo e os cultivares do bambu. “O grupo também discutiu sobre as mais variadas formas de melhorar a renda com o uso dessa matéria prima e já antecipou temas que serão desenvolvidos na segunda etapa da capacitação, que será realizada em 2020”, diz coordenador do projeto, engenheiro-agrônomo Gilmar Carlos Michelon Dalla Maria, da Epagri de Curitibanos.
Os instrutores foram os engenheiros-agrônomos da Bambusc, Thiago Ornellas (presidente da associação) e Julia Zapellini. Os cursos foram realizados em Joinville (5/9), Frei Rogério (2/10), Videira (3/10), Tubarão (16/10), Agronômica (22/10) e Concórdia (23/10).
Em Santa Catarina, a meta principal do trabalho da Epagri e da Bambusc é tornar o estado autossuficiente na produção do bambu e desenvolver toda espécie de agregação de valor a essa matéria prima, proporcionando melhoria da renda e da qualidade de vida das famílias rurais.
Fonte: Ciram Epagri