24 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralCCPR e Agrifirm miram novos negócios

CCPR e Agrifirm miram novos negócios

A intercooperação é um dos princípios mais importantes do cooperativismo, uma vez que estimula a troca de experiências entre as cooperativas, amplia as parcerias e fomenta a realização de novos negócios, contribuindo diretamente para um crescimento sustentável e contínuo dos participantes. 

Impulsionados por esse contexto, profissionais da CCPR e da Agrifirm realizaram uma viagem estratégica na Holanda e na Bélgica, onde tiveram a oportunidade de explorar as principais instalações da Agrifirm, incluindo a inovadora “fábrica do futuro”, unidades especializadas em nutrição animal, o laboratório integrado Nutricontrol, a divisão de coprodutos para nutrição animal Bonda, a rede de Lojas Agropecuárias Wellkoop e a sede mundial na Holanda.

A CCPR foi representada por Marcelo Candiotto (presidente), Cesar Lacerda (vice-presidente), Leandro Sampaio (gerente de suprimentos de leite) e Guilherme Vieira (gerente técnico e industrial).

Pela Agrifirm, participaram Mariane Pfeifer (diretora técnica), Mateus Teixeira da Costa (gerente nacional de vendas para ruminantes no Brasil e no Paraguai) e Filipe Barros (gerente de marketing Latam).

Inovações e Tecnologias Diferenciadas – Marcelo Candiotto, presidente da CCPR, avalia que a imersão foi muito valiosa e proveitosa, uma vez que ele teve a oportunidade de conhecer inovações e tecnologias diferenciadas que considera serem importantes para a CCPR.

“Em relação às fábricas, o que chamou mais atenção foi o grande nível tecnológico existente. Destaco também o baixo custo com mão de obra e o alto investimento em automação. Isso otimiza os processos produtivos e aumenta a eficiência produtiva. Outro ponto também de destaque é o nível dos equipamentos. São equipamentos robustos que garantem a qualidade ao produto”, acrescenta o presidente da CCPR.

Como exemplo, Candiotto cita a fábrica da empresa Bonda, que pertence a Agrifirm. Na visita, o presidente da CCPR conheceu a  metodologia de fabricação de ração animal por meio de resíduos de alimentos humanos. “Isso gera uma economia circular, uma economia sustentável. Sem dúvida, é um ponto muito positivo da Agrifirm”, pontua.

Rodrigo Miguel, diretor geral Latam da Agrifirm, agradece a disponibilidade da CCPR em participar desta importante ação e reforça que as duas cooperativas têm uma parceria estratégica, que contribui para a segurança alimentar e para a segurança do alimento.

“De acordo com a ONU, a população mundial deve ter um incremento de cerca de 2 bilhões de habitantes até 2054. Precisamos, então, de iniciativas que contribuam diretamente para a disponibilidade de alimentos de qualidade para a população. A parceria entre CCPR e Agrifirm está em sintonia com esse contexto”, acrescenta o diretor geral.

O presidente da CCPR compartilha da mesma opinião. Para ele, a sinergia entre CCPR e Agrifirm está numa crescente e tem muito potencial. “Há muito que pode ser feito, muitas inovações podem ser importadas para o Brasil. Por ser uma cooperativa, a Agrifirm tem a mesma missão, visão e valores que a CCPR, enxergando o negócio como forma de gerar receita e maior distribuição de sobras para o produtor, que é revertida em novos investimentos”, observa.

Visitas Estratégicas – Alta tecnologia, com foco em sustentabilidade e otimização de recursos. Essa frase resume as visitas estratégicas que os profissionais da CCPR e da Agrifirm fizeram na Bélgica e na Holanda. No primeiro dia, a equipe visitou a Agrifirm Drongen, reconhecida como “Fábrica do Futuro”. De acordo com Mariane Pfeifer, diretora técnica da Agrifirm, a unidade, que fabrica premix, aditivos e minerais, destaca-se pela inovação implementada durante todos os processos de produção.

“A planta possui alta tecnologia, integrando desde a entrada do pedido até a logística. Um exemplo disso é a etapa de micropesagem, onde um robô, com auxílio da inteligência artificial, verifica a disponibilidade do produto e informa diretamente a área de suprimentos sobre a necessidade de reposição da matéria-prima, garantindo a disponibilidade dos estoques.”, explica.

Na sequência, no segundo dia, as plantas de Monogástricos e a planta Amino Go abriram as portas para os profissionais da CCPR e da Agrifirm.

Mateus Teixeira da Costa, gerente nacional de vendas para ruminantes no Brasil e no Paraguai, destaca que essas visitas se mostraram muito assertivas, uma vez que estavam alinhadas com o objetivo central da viagem: trazer algo inovador para a CCPR e para a Agrifirm.

“Com alta produtividade, essa fábrica está automatizada e agiliza a produção de aditivos, concentrados e premix para ruminantes e monogástricos. A experiência vai nos ajudar a pensar em possíveis reformulações e também na criação de produtos ainda mais estratégicos, em parceria com a CCPR, ampliando dessa forma a nossa parceria, que inclui fornecimento de insumos, aditivos, suplementos minerais e núcleos para diversas espécies, e, mais recentemente, o desenvolvimento de sucedâneos lácteos para bezerras”.

No terceiro dia, o grupo visitou a Bonda, que reprocessa alimentos transformando-os em ração animal, e o NutriControl, laboratório da Agrifirm que se destaca pela inovação, sustentabilidade e eficiência.

Filipe Barros, gerente de marketing Latam da Agrifirm, observa que o NutriControl reforça a essência da Agrifirm: alcance global, com conectividade local.

“Muitas análises realizadas no Brasil são compartilhadas com o nosso laboratório da Holanda, que tem as habilidades necessárias para desenvolver soluções ideais para os produtores brasileiros. O laboratório da Holanda impressiona pela tecnologia de ponta, pela estrutura e também por ser uma referência em qualidade e prestação de serviço, uma vez que ele realiza análises para diversas empresas de alimentos e de ração da Holanda”.

No último dia, os profissionais da CCPR e da Agrifim visitaram a loja de varejo agrícola Welkoop, que pertence a Agrifim, e também estiveram na sede Global da Agrifirm, onde ampliaram a troca de informações e reafirmaram o compromisso com a constante evolução do agronegócio brasileiro. 

Fonte: Rodrigo Capella 

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS