Publicação mais acessada tem edição atualizada em 2020
A publicação da Embrapa Territorial com maior número de downloads, no período de 2015 a 2019, foi atualizada em 2020. Trata-se do Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento “Conceitos de fertilidade do solo e manejo adequado para as regiões tropicais”, de autoria do pesquisador Carlos Ronquim. A segunda edição está disponível na Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA), desde 16 de dezembro.
A primeira edição, publicada em 2010, teve 143.659 downloads, feitos pela BDPA. No repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e), a publicação foi a segunda mais acessada, no mesmo período de 2015 a 2019. Na Infoteca foram 2.293 downloads. O usuário pode buscar essa publicação tanto na BDPA como na Infoteca.
As estatísticas são diferentes por se tratar de repositórios distintos. A BDPA é uma base de dados em que são cadastrados, além da produção técnica e científica, o acervo geral como livros e periódicos. Já a Infoteca é o repositório onde estão disponíveis, na íntegra, toda a produção técnica da Embrapa.
Revisão conceitual
A quantidade de acessos e de citações foram os motivos que levaram à nova edição da publicação. Até o ano passado, o boletim foi citado 180 vezes no Google Scholar. Ronquim contou que a decisão da atualização surgiu após uma avaliação com as analistas Vera Viana e Bibiana de Almeida, ambas da área de Transferência de Tecnologia, da Embrapa Territorial.
“Com a confirmação da veracidade dos dados de que o boletim estava entre as publicações mais acessadas e citadas da Embrapa Territorial, concluímos que seria interessante uma nova publicação atualizada e também em inglês para maior disponibilidade para outros públicos”, relatou o pesquisador.
A nova versão tem o objetivo de apresentar os principais conceitos da fertilidade dos solos, relacioná-los às formas de manejo mais adequadas para as regiões tropicais, e constituir, assim, um texto básico para a compreensão da relação entre conceitos de fertilidade do solo e produtividade agropecuária.
Na publicação, Ronquim destaca que a produção agrícola dependerá da intensificação agropecuária e do aumento da produtividade das áreas já cultivadas. E, para isso, torna-se necessário conhecer detalhadamente as características e propriedades químicas e físicas dos solos, objetivando seu manejo adequado, o uso mais apropriado de insumos e produções mais sustentáveis.
Fonte: Embrapa