20.5 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralOlivicultura cria raízes na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul

Olivicultura cria raízes na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul

Árvore da variedade Arbequina foi plantada no pátio da AL do RS

O Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), juntamente com a Assembleia Legislativa, realizaram nesta quarta-feira (27), o plantio de uma oliveira junto ao pátio da Sede do Parlamento gaúcho.
O ato teve como intuito demonstrar e valorizar o cultivo das oliveiras no Estado, que vem crescendo ano após ano, tornando o RS o maior produtor de azeitonas do Brasil.
A Oliveira escolhida para ser plantada foi da variedade Arbequina, perfeitamente adaptada ao solo gaúcho, árvore essa que já conta com 10 anos de idade, e é fruto do primeiro lote de variedades, que contou com incentivo fiscal do Governo do Estado no ano de 2010. A Oliveira foi gentilmente cedida pela empresa Tecnoplanta, associada do Ibraoliva.
“O plantio dessa árvore junto a Assembleia Legislativa vai enraizar ainda mais a importância que a olivicultura e o olivoturismo vem assumindo no estado, e daqui há muitos anos ela ainda estará lá para contar a nossa história, nossas façanhas”, destaca o Presidente do Ibraoliva, Paulo Marchioretto.

Participaram do ato o Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Ernani Polo, o presidente do Ibraoliva, Paulo Marchioretto, e o vice-presidente do Ibraoliva, Renato Fernandes, além de Coordenador da Câmara Setorial da Seapi, Paulo Lippi, o Coordenador Institucional da Seapi, Gabriel Fogaça, o vice-presidente da AL, Deputado Estadual, Zé Nunes, o Chefe da Casa Civil, Otomar Vvan, e os empresários do setor, Luis Eduardo Batalha, Eudes Marchetti e Luis Alberto.

A Olivicultura no RS
A partir de 2010 tivemos os primeiros resultados de colheitas em alguns pomares o que foi trazendo mais incentivos a novos plantios.
Com a expansão da cultura, especialmente na Metade Sul, em 2015 o Governo do Estado lançou o Programa Pró-Oliva. Entre os objetivos do programa estão a apoiar os produtores no desenvolvimento, na consolidação e na organização da olivicultura no RS.

Em 2017 foi criado o Instituto Brasileiro da Olivicultura, com o intuito de unir os olivicultores brasileiros e demais atores da cadeia oleícola, com o firme propósito de promover o desenvolvimento, o fortalecimento e a competitividade da olivicultura no Brasil.
Em 2019 foi criada a Rota das Oliveiras através de lei de autoria do Deputado Ernani Polo (Lei 15.309 de 29 de agosto de 2019), integrando os principais municípios produtores de azeitonas, a fim de promover e desenvolver o olivoturismo.

Fonte: Agrourbano 

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS