21.7 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralDia do Engenheiro Ambiental: entenda a importância da profissão

Dia do Engenheiro Ambiental: entenda a importância da profissão

No dia 31 de janeiro se comemora o dia do engenheiro ambiental, profissional responsável pelo desenvolvimento e pela preservação de recursos naturais, tendo em vista sempre a prevenção de prejuízos ao meio ambiente.

Em tempos de crescimento de grandes cidades e de investimentos na ampliação de polos industriais, é indispensável contar com o conhecimento técnico que um engenheiro ambiental possui para tornar essa expansão ecologicamente correta e sustentável.

É muito comum que a ação humana acabe por gerar efeitos nocivos à natureza. A poluição, o desmatamento e a contaminação são alguns exemplos práticos do resultado de um trabalho realizado sem os devidos cuidados com o meio ambiente.

O engenheiro ambiental entra nesse cenário como o profissional que está habilitado para zelar e tratar desses efeitos, permitindo que os impactos causados sejam reduzidos o máximo possível, devolvendo segurança à natureza.

Assim como a instalação de um quadro de comando eletrico depende de um eletricista devidamente habilitado para ser feita com segurança, uma obra de grandes proporções depende de um engenheiro ambiental para ser realizada corretamente.

Dada a importância da profissão, o engenheiro ambiental ganhou uma data especial para comemorar o seu trabalho, podendo ser, inclusive, um incentivo para quem se sente vocacionado nessa área, mas ainda não sabe bem como ela funciona.

Se você quer saber mais sobre o tema, aprofundando os seus conhecimentos sobre o que faz um engenheiro ambiental e qual a importância dele na gestão ambiental de diversas áreas, siga na leitura deste conteúdo para entender melhor o assunto.

O que faz um engenheiro ambiental?

O meio ambiente é fundamental para a existência humana, e preservá-lo é indispensável para o desenvolvimento adequado das espécies. No entanto, nem sempre é isso o que se verifica, e por isso a profissão de engenheiro ambiental é tão importante.

O profissional está capacitado para atuar de modo preventivo, mas também é relevante para remediar uma situação crítica. Assim como um hidrante de parede pode apagar um incêndio, um bom trabalho de gestão ambiental pode recuperar uma área.

Existem diferentes setores nos quais um engenheiro ambiental pode atuar, sendo alguns deles:

  • Saneamento;
  • Recuperação de áreas degradadas;
  • Acompanhamento de obras na construção civil;
  • Controle de poluição;
  • Entre outras.

O engenheiro ambiental zela pelo meio ambiente, da mesma maneira que tem responsabilidades com respeito à saúde humana, promovendo-a e protegendo-a.

Dessa forma, qualquer trabalho que visa recuperar uma determinada área traz efeitos para a natureza e para a sociedade.

Nesse sentido, é comum verificar que o profissional realize trabalhos de saneamento, voltados para a distribuição e o tratamento de água. Também atua com sistemas de tratamento de esgoto.

Além disso, o controle da poluição do ar e do solo são trabalhos realizados com frequência na rotina do engenheiro ambiental, e o descarte adequado de resíduos é outra preocupação do dia a dia do profissional.

1. O engenheiro ambiental e a poluição da água

A poluição da água é um fator de grande impacto em uma determinada região, podendo trazer consequências para o meio ambiente e para a saúde da população local.

Justamente por isso, um dos meios mais comuns que o engenheiro ambiental possui de modificar essa situação é investindo em ações de saneamento e de recuperação de áreas degradadas.

Assim, ele trabalha tanto com sistemas de coleta e de abastecimento, quando desenvolve um conjunto de ações para tratamento de rios, de esgotos e de resíduos industriais que podem impactar certa localidade.

Todos esses sistemas, até mesmo aqueles elaborados com o intuito de diminuir enchentes e alagamentos, recebem um protocolo de qualificação de operação, certificando que ele opera de acordo com o previsto.

Isso é indispensável para a segurança, além de atestar a qualidade do trabalho realizado pelo engenheiro ambiental.

2. O engenheiro ambiental e a poluição do solo

Cuidar do solo é outra das funções de um engenheiro ambiental. Assim, ele pode atuar tanto com o mapeamento e levantamento geográfico, quanto analisando impactos ambientais que geram a poluição do solo.

Nesses processos, ele pode utilizar diferentes formas de estudo do solo, coletando amostras, aplicando uma análise foliar e medindo níveis de toxicidade de uma área.

Identificando problemas ali, o engenheiro ambiental desenvolve métodos e projetos que visem a recuperação do ambiente, devolvendo as características naturais e protegendo os recursos do local.

O engenheiro ambiental também pode atuar na construção civil, realizando análises para verificação do impacto que a obra pode causar na região, sem deixar de encontrar meios para solucionar problemas que surgem durante a construção.

Além disso, ele emite laudos técnicos e fica responsável por obter as licenças ambientais pertinentes a qualquer tipo de obra.

3. O engenheiro ambiental e a poluição do ar

O ar é um elemento indispensável da vida humana, portanto, sua qualidade interfere diretamente na saúde e no bem-estar das pessoas.

Quem já trabalhou em um restaurante sabe da importância que um exaustor de ar faz no ambiente do preparo dos alimentos, permitindo que os colaboradores do estabelecimento possam respirar de modo mais adequado no local onde trabalham.

Como é sabido, a poluição do ar é outro problema que traz prejuízos ao meio ambiente. Justamente por isso, uma das funções do engenheiro ambiental é reduzir ao máximo esses impactos, por meio de ações que ajudem na diminuição da emissão de poluentes.

Para tanto, ele fiscaliza indústrias e estabelecimentos que produzem gases nocivos, utilizando equipamentos como um relógio comparador centesimal, que ajuda na medição por comparação.

O descarte inadequado de resíduos igualmente afeta o ar e, por isso, todo o trabalho realizado para diminuir a poluição do ar é importante e indispensável para o meio ambiente.

Essas são apenas algumas das principais funções do engenheiro ambiental, uma profissão de destaque e de grande relevância para o meio ambiente, que gera qualidade de vida e que preserva o meio ambiente, garantindo um bom futuro para as próximas gerações.

A importância da gestão ambiental 

Quando se pensa em gestão, é comum visualizar um cenário no qual há diversos profissionais dentro de uma sala de reunião, comprometidos em administrar uma situação, elaborando planos de ação e encontrando soluções eficientes para tal.

A gestão ambiental não é muito diferente disso, na verdade. Afinal, é por meio do desenvolvimento de um projeto de atuação sustentável que se consegue gerenciar as características ambientais de uma área de forma positiva.

Para que isso seja possível, a presença de um engenheiro ambiental é imprescindível, pois ele é capaz de oferecer os seus conhecimentos específicos e empregar estudos, encontrando a partir deles soluções para um trabalho coerente e respeitoso.

De fato, não é possível negar que muito do desenvolvimento econômico de um país depende do crescimento de polos industriais e da expansão de cidades, o que costuma trazer impactos ao meio ambiente.

Justamente por isso, entender como conciliar as duas demandas da melhor maneira possível é o trabalho do engenheiro ambiental, que se estende também para vários outros nichos.

A gestão ambiental no agronegócio

O agronegócio é um dos setores mais importantes da economia nacional e, como não poderia deixar de ser, ele depende de maneira especial de uma boa gestão ambiental.

O uso de produtos especiais que ajudam no plantio de alimentos e fazem com que eles possam crescer de modo mais rápido ou livre de pragas sempre foi uma questão bastante presente no dia a dia do engenheiro ambiental.

Afinal, assim como um eletricista de manutenção industrial precisa saber exatamente o impacto do uso de algumas peças no estabelecimento onde atua, o engenheiro ambiental especializado em agronegócio deve entender o que será utilizado no campo.

Isso porque o uso inadequado de produtos fertilizantes ou agrotóxicos pode prejudicar não apenas uma plantação inteira, como comprometer o solo ou mesmo poluir rios e lagos da região.

Nesse sentido, a gestão ambiental do agronegócio possui uma alta relevância, e deve ser cuidadosa em todas as suas ações.

Dessa forma, é possível perceber o quanto o trabalho de um engenheiro ambiental pode impactar não apenas uma região, mas também o cenário econômico e o abastecimento alimentício de alguns locais.

Considerações finais

A grande maioria das profissões hoje merecem destaque, e a do engenheiro ambiental é uma delas, dada a sua importância em termos de conservação de áreas, de desenvolvimento econômico e de proteção à saúde das espécies.

O profissional que decide se formar no setor e atuar nele pode ser reconhecido pelo seu empenho em proteger o meio ambiente e possibilitar que ações danosas sejam revertidas, graças ao seu comprometimento e ao uso de tecnologias do segmento.

Sendo assim, se você reconhece o valor de um engenheiro ambiental ou pretende se formar na área, não deixe de comemorar essa data especial para a sociedade, já que o profissional merece o devido reconhecimento pelo seu trabalho.

Fonte: Guia de Investimento/Créditos: Mount Polley

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS