20.9 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralEncontro com produtores alinha estratégias rentáveis para cultivos de inverno

Encontro com produtores alinha estratégias rentáveis para cultivos de inverno

Encontro virtual discute oportunidades para os cereais de inverno

Ampliar a área com cultivos no inverno e aumentar a rentabilidade do produtor foram os objetivos do encontro da Embrapa Trigo com produtores de sementes licenciados, que aconteceu de forma virtual no dia 10/02.

A Região Sul cultiva mais de 15 milhões de hectares (ha) com produção de grãos no verão e somente 13% desta área é utilizada no inverno. De acordo com o coordenador técnico da Rede Técnica Cooperativa (RTC, coordenada pela CCGL-TEC), Geomar Corassa, para gerar renda no inverno é necessário a associação de genética, manejo eficiente e semente de qualidade. Na prática, segundo Corassa, o produtor tem adotado 150 kg de sementes de trigo/ha, mas na soja e no milho o cálculo é efetuado em plantas por metro linear. “Esse ajuste fino no trigo, considerando volume a partir do PMS (Peso de Mil Sementes) e germinação, pode impactar na  redução dos custos de produção”, avalia Corassa.

A Embrapa Trigo avaliou o impacto da população de sementes no rendimento do trigo através de lavouras expositivas conduzidas na safra 2020 em 20 locais no Rio Grande do Sul.  Mesmo com a redução da população de sementes de trigo de 80 plantas por metro linear (160kg/ha) para 40 plantas por metro linear (90kg/ha) o resultado em produtividade se manteve próximo aos 65 sc/ha. “O cenário indica uma maior demanda de sementes certificadas de trigo no mercado e o uso de um modelo de produção eficiente pode refletir numa área ainda maior do cereal em 2021, garantindo rentabilidade para o produtor”, considera o analista de transferência de tecnologia Giovani Faé.

A proposta de utilizar um manejo eficiente no cultivo do trigo foi bem aceita pelo setor sementeiro, que acredita na estratégia como oportunidade para ampliar a área com o cereal no Rio Grande do Sul: “Neste ano o produtor está motivado pelas oportunidades dos preços no trigo. É nosso papel contribuir para manter o produtor todo ano na cultura”, afirma Cristian Troyjack, do setor de sementes na Cotribá.

Conforme o diretor administrativo da Apassul, Jean Cirino, o produtor gaúcho já viu esse ajuste de sementes na cultura do arroz e o resultado se mostrou positivo para a manutenção da área. “O produtor de sementes entende essa necessidade de racionalização de custos como forma de manter e até aumentar o cultivo de inverno. Encontros como esse, promovido pela Embrapa Trigo, nos ajudam na formulação de argumentos para convencer o produtor de trigo”.

Durante o encontro também foram apresentados os resultados da avaliação de cultivares de trigo e triticale indicadas para alimentação animal (gado de leite e corte, suínos e aves). “Quando esses cereais de inverno são convertidos em leite, a renda pode ser superior à soja. Com o leite cotado em R$2,00 o litro, o retorno com os cereais utilizados, em pasto ou silagem, pode representar uma receita equivalente à aproximadamente 150 sacos de soja por hectare”, conclui o analista Giovani Faé.

Crédito: DP Pixabay

Fonte: Embrapa Trigo

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS