17.5 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralEmpresa convoca lideranças femininas do mundo dos vinhos para campanha do Dia...

Empresa convoca lideranças femininas do mundo dos vinhos para campanha do Dia das Mulheres

Líderes de vinícolas e especialistas da América Latina, Europa e Ásia participam da ação “A Taça É Delas” que busca estimular a presença feminina em posições de relevância nesse setor que, apesar de já estar aberto a elas, ainda tem muito espaço a ser conquistado

Em celebração ao Dia das Mulheres, a Zahil criou a campanha “A Taça É Delas”, uma ação que mergulha no universo feminino do mercado mundial dos vinhos por meio de representantes ilustres. A importadora convocou lideranças femininas da América Latina, Europa e Ásia, nomes de grande influência no setor, a participarem com mensagens de incentivo e recomendações para apreciadoras e profissionais brasileiras. O conteúdo fica disponível nas redes sociais oficiais da Zahil a partir do dia 1º de março.

“Entendemos que o universo dos vinhos tem muito a ver com o universo feminino que é naturalmente detalhista e sensível, qualidades essenciais para apreciar as sutilezas presentes em uma taça de vinho”, explica Bicanca Veratti, especialista em vinhos DipWSET e Diretora de Comunicação da Zahil.

Com relação ao mercado de vinhos executiva analisa. “Sabemos que ainda há muito a ser conquistado pelas mulheres. Muitas vezes a decisão final, seja em uma mesa de degustação ou nas lideranças do setor, ainda é prioritariamente dos homens. Isso nos mostrou como uma ação simples de uma data comemorativa ganhou uma grande importância e é a nossa forma de estimular que outras mulheres busquem o lugar de destaque e respeito que merecem”.

Elas Inspiram

Em nome da Zahil, Bianca convidou algumas das maiores especialistas do mundo a enviarem sua contribuição a essa campanha, através de uma mensagem de incentivo para inspirar outras mulheres.

Uma das convidadas é Jeannie Cho Lee, da Coreia do Sul, que, em 2008, foi a primeira Master of Wine nativa da Ásia. Ela é autora de livros, educadora, apresentadora e jurada em concursos de vinho. Recentemente tornou-se membro da exclusiva Académie Internationale du Vin. Em parte de sua mensagem para as brasileiras ela recomenda: “pratique sem parar até atingir o seu objetivo, seja ele grande ou pequeno. E lembre-se que o importante não é o destino, mas a jornada através da prática, do aprendizado e do crescimento, que traz, por fim, felicidade e significado para sua vida”.

Outro exemplo de inspiração é Queena Wong, da Inglaterra, como apreciadora e colecionadora de vinhos. Enquanto Jeannie buscou falar com as profissionais, Queena direciona sua mensagem às consumidoras e apreciadoras, como ela. “A confiança de uma consumidora no vinho consiste em estar confortável com seu próprio paladar. A compra de vinhos finos ainda deve girar em torno do que você gosta de beber, a menos que deseje investir”.

Elas indicam

Entre as convocadas também estão mulheres produtoras de vinho icônicos importados pela Zahil que, além de colaborarem com a campanha “A Taça É Delas” contando suas trajetórias, também indicam rótulos produzidos por elas.

Miriam Caporalli, da Toscana (Itália), é co-proprietária da casa “Tenuta Valdipiatta”, onde orgulha-se em dar continuidade a uma tradição e filosofia de sustentabilidade implantando o cultivo orgânico dos vinhedos. Nascida em Roma, para poder conduzir a vinícola, formou-se em enologia na renomada Universidade de Bordeaux.

A indicação de Miriam é o “Tenuta Valdipiatta – Vino Nobile di Montepulciano”. Um vinho de intensidade média e que combina frutas de bosque maduras com especiarias, tabaco e leve floral. No paladar é muito estruturado, com taninos marcantes, acidez vibrande e há “carne” preenchendo o vinho com um final duraroudo.

Também entre as produtoras convidadas está Beatriz Cabral Almeida, que fez história no Dão (Portugal), onde comanda a “Quinta dos Carvalhais”. Natural do Porto, iniciou sua carreira estudando microbiologia, contudo, o interesse pelo mundo dos vinhos a levou a cursar um mestrado em Viticultura e Enologia e, desde 2007, faz parte da equipe da Sogrape Vinhos.

Beatriz indica o “Quinta dos Carvalhais Touriga Nacional”. Um vinho de intensidade média que se abre com o tempo e combina aroma de violetas, ameixa e leve mentol. No paladar é volumoso, tem alta acidez, taninos firmes e polidos, com final longo, complexo e estruturado.

Zahil apoia o projeto Eno & Elas

Com um propósito tão nobre, a campanha “A Taça É Delas” não poderia deixar de ter em sua agenda uma iniciativa de solidariedade com mulheres em situação de vulnerabilidade. Por isso, a Zahil oficializou o seu apoio ao projeto “Eno & Elas” da escola Enocultura, que tem o objetivo de auxiliar na formação e estimular o interesse em uma carreira no mundo do vinho.

Foram selecionadas 15 mulheres, com o apoio do Instituto Ser+ e Instituto Capim Santo. Elas passarão por cinco etapas de instrução, incluindo a formação no Nível 2 em Vinhos da “Wine & Spirits Education Trust” (WSET L2), uma certificação internacional reconhecida em mais de 100 países.

“Todos nós, da Zahil, temos um orgulho imenso de ser uma empresa parceira deste projeto e eu, especialmente, por ser uma das professoras a ministrar o WSET L2 para este grupo de novas profissionais. Oferecer a elas uma certificação tão importante para o início da carreira está em total sinergia com o propósito de educação defendido pela Zahil e representa um caminho à conquista de novos espaços pelas mulheres nesse universo”, celebra Bianca Veratti DipWSET.

Oficina Winehouse Club

A Zahil também colocou o seu clube de vinhos oficial, o Winehouse Club, na agenda dessa ação especial. Dessa forma, no dia 18 de março, às 19h30, realiza uma oficina com a “Pyros Wines”, ministrado por Paula González, enóloga da vinícola argentina de San Juan, apresentando os vinhos Pyros Appellation Syrah e Pyros Single Vineyard Malbec.

“Incluir o Winehouse Club e oferecer uma oficina foi uma forma de abrir nossas atividades para a participação de todas as interessadas em dar mais um passo em sua trajetória pessoal no mundo dos vinhos”, conclui Bianca.

Fonte: CM Comunicação

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS