21.3 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralOrientações essenciais para cultivo protegido de morango

Orientações essenciais para cultivo protegido de morango

Atividade cresce no Brasil, impulsionada pela excelente qualidade da fruta 

São Paulo, março de 2021 – A produção de morangos em ambiente protegido tem se fortalecido no Brasil. O cultivo desta fruta em estufas tem apresentado resultados significativos, tanto em relação à produtividade consistente, quanto na qualidade dos morangos. Além dos cuidados gerais que se deve ter com qualquer cultivo, o uso de estufas na produção de morangos exige atenção especial para criar um ambiente mais adequado, que potencialize o pleno desenvolvimento e gere frutos saudáveis e rentáveis.

Guga Rios, diretor comercial da Tropical Estufas (www.tropicalestufas.com.br), empresa referência no cultivo protegido, afirma que a produção de morangos em estufas exige uma boa ventilação, pois a aeração é fundamental para o crescimento das plantas. “Além disso, deve-se evitar uso excessivo de adubos nitrogenados, pois podem fazer a planta vegetar por mais tempo e ainda atrair ácaros. É importante o produtor estar atento para aplicações corretas dos nutrientes, exatamente nas medidas necessárias, para obter maior controle sobre eventuais doenças e pragas”, explica.

Segundo o diretor comercial, há produtores que têm utilizado, mesmo que de maneira simples, túneis baixos para o cultivo protegido em solo. “Contudo, há uma grande migração para o cultivo protegido em estufas altas, com o uso de bancadas, que além de oferecerem maior produtividade, proporcionam ergonomia para o trabalhador rural”, diz. As bancadas suspensas com substrato permitem manejo preciso da nutrição dos vegetais, fundamental para o crescimento de morangos com mais qualidade.

Outro ponto que a produção de morangos exige cuidado específico é a polinização das flores. Guga afirma que muitos produtores optam por deixar as estufas sem telas nas frentes e nas laterais, para que assim abelhas possam ter contato com os vegetais. “Mas, também há produtores que colocam colmeias no interior da estufa. É uma possibilidade de garantir a produção saudável e sustentável”.

De acordo com o diretor comercial da Tropical Estufas, a região Sul e o sul de Minas Gerais (MG) são as áreas onde o cultivo protegido tem sido mais aplicado para a produção de morangos. “O cultivo está crescendo tanto em quantidade, quanto em qualidade”, diz. Guga pontua que o mercado interno consome a maior parte da produção. “Mas, tem aumentado o número de produtores se especializando em pós-colheita do produto para exportação”, finaliza. Para mais informações, acesse www.tropicalestufas.com.br

Fonte: Ação Estratégica

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS