A AutoAgroMachines, startup brasileira dedicada ao desenvolvimento de máquinas agrícolas inteligentes, visa em 2025 expandir suas ações tanto no mercado nacional, como no internacional. Para isso, está buscando investimento de R$ 850 milhões para a construção de uma fábrica e de um Centro de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) em 2025. O objetivo é acelerar a produção de 14 novos projetos de robôs autônomos, todas baseadas em soluções que utilizam inteligência artificial para irrigação, adubação óptica entre outros equipamentos para o setor agrícola e florestal, assim como a ampliação dos protótipos da Forest.Bot, reconhecida por sua tecnologia disruptiva em reflorestamento.
Para Marcello Guimarães, fundador e CEO da empresa, a busca por investimentos é para contribuir à inovação tecnológica no agronegócio, com foco no setor florestal e agricultura. “Para conseguir acelerar o ritmo de reflorestamento no Brasil e posteriormente no mundo todo é necessário participar do mercado de máquinas tecnológicas para a agricultura”, ressalta. Além do Brasil, a AutoAgroMachines também mira outros territórios com interesse em sua solução como: Estados Unidos, Austrália, Canadá, América Latina, África e Ásia.
A startup, que já recebeu financiamento da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e do Centro Internacional de Tecnologia de Software (CITS), pretende ainda ampliar seu escopo em inovações que aliam eficiência produtiva à sustentabilidade. “Acreditamos que a tecnologia é a ponte para o equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental. Consideramos que esses investimentos são um passo rumo a um futuro mais verde e inovador para o agronegócio”, afirma Guimarães.
Fonte: Camila Rodrigues Vasconcellos