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Nutrição para a cafeicultura

Spark conclui primeiro estudo realizado no Brasil sobre o mercado de nutrição para a cafeicultura

 Pesquisa tem como objetivo apurar indicadores de adesão do cafeicultor brasileiro aos fertilizantes, além de medir a percepção do produtor quanto a marcas, produtos e dados estratégicos do manejo nutricional 

Valinhos (SP) – A consultoria Spark Inteligência Estratégica finaliza a apuração, em nível de campo, que subsidiará o primeiro estudo de mercado realizado no Brasil sobre o manejo nutricional da cafeicultura. Conforme a empresa, a pesquisa mapeará produtos utilizados pelo cafeicultor nos segmentos de corretivos e condicionadores de solo, adubação NPK, bioestimulantes e fertilizantes, estes aplicados via drench (esguicho) e folha.

De acordo com a coordenadora de projetos da Spark, Izabela Cardoso, o novo levantamento é o segundo do gênero concebido pela consultoria, após o bem-sucedido lançamento do Painel Mercado Nutrição Soja, ocorrido no ano passado.

“O Painel Mercado Nutrição Café abrangerá as principais operações voltadas ao propósito nutricional. Percorrerá desde o manejo de correção e adubação via solo (de instalação ou manutenção), até aplicações via foliar”, resume Izabela Cardoso.

Conforme a executiva, o levantamento analisará ainda indicadores de adesão do cafeicultor a produtos para nutrição, as empresas players do setor e o conhecimento do cafeicultor em relação a fabricantes e marcas comerciais. “O painel fornecerá também informações estratégicas em torno do perfil do produtor brasileiro de café”, reforça Izabela.

Segundo a coordenadora da Spark, a pesquisa começou a ser apurada no mês de março último, com perspectiva de conclusão neste mês. Serão mais de 1,2 mil entrevistas colhidas em 950 municípios de toda a fronteira agrícola do café brasileiro, nas regiões de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Rondônia e Bahia.

“O estudo será uma importante ferramenta para tomada de decisões em relação à validação e ao potencial de segmentação de mercado; modelos de acesso, cenário competitivo, posicionamento, análise de portfólio e outros componentes, considerados estratégicos para a indústria de insumos voltados à cafeicultura”, finaliza Izabela Cardoso.

A credibilidade e os diferenciais competitivos da Spark resultam de um intenso trabalho, em nível de campo, realizado nas últimas seis safras, envolvendo milhares de produtores-chave dos principais cultivos. A Spark reúne um amplo e diversificado acervo de informações quantitativas e qualitativas sobre os mercados de defensivos agrícolas e sementes. A consultoria já concluiu mais de 160 estudos especiais e 300 cotas de estudos painel. Nesse período, os profissionais da empresa aplicaram mais de 130 mil entrevistas e percorreram em torno de 4,5 milhões de quilômetros no território nacional.

Fonte: Bureau de Ideias

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