22.2 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralCanadense Farmers Edge tem plataforma digital para gestão e monitoramento de riscos...

Canadense Farmers Edge tem plataforma digital para gestão e monitoramento de riscos nas operações de crédito e seguros

Frente ao registro de incêndios e outros registros climáticos em áreas de produção agrícola no início da safra 2024-25, que elevaram os riscos inerentes à atividade, a companhia canadense Farmers Edge prevê expandir a comercialização de sua plataforma FarmCommand®. Trata-se de uma tecnologia exclusiva da empresa, globalmente empregada para gerir digitalmente áreas agrícolas e acompanhar safras em tempo real, sobretudo nas propriedades cobertas por operações de crédito, seguros e resseguros.

Nos últimos dias, segundo informa a Farmers Edge, a companhia assinou um contrato para monitorar mais de 1 milhão de hectares de grãos pertencentes a produtores vinculados a um broker de seguros.

A expectativa é a de estender esse serviço a pelo menos mais dois milhões de hectares de lavouras na safra 2025-26 e chegar a 8 milhões de hectares até 2030, segundo informa o diretor geral da Farmers Edge para a América Latina, Celso Macedo.

“A expansão desse tipo de serviço para crédito ocorre em momento oportuno, frente ao aumento da percepção de riscos ante às frustrações de produtividade da safra passada, marcada pelo fenômeno ‘El Niño’, por menores preços de commodities agrícolas e, atualmente, ameaça constante de incêndios em áreas de plantio, além de mudanças nas exigências do sensoriamento remoto no Proagro – Programa de Garantia da Atividade Agropecuária”, explica Macedo.

O Proagro, do Governo Federal, trata principalmente de obrigações financeiras relativas a operações de crédito rural de custeio, em face de fenômenos naturais, pragas e doenças que atinjam plantações, explica Macedo.

“Trabalhamos com a perspectiva de haver mais demanda na contratação de seguros e acreditamos na provável recuperação dos mercados de seguros e resseguros nesta safra, em face do clima, sobretudo”, afirma o executivo.

Conforme Macedo, a plataforma FarmCommand® reduz custos operacionais de agricultores e seguradoras na safra, graças a um sistema digital integrado de dados e insights agrícolas exclusivo da companhia, desenvolvido para monitorar medidas de compliance ambiental e ESG, épocas de plantios e colheitas, históricos e predições de safras, riscos climáticos e meteorológicos, saúde vegetativa, fenologia e rastreabilidade de cultivos.

Dados da plataforma, exemplifica Macedo, embasam ainda precificações de crédito e seguros, antecipam variáveis de desempenho agronômico de áreas monitoradas e subsidiam às empresas do setor financeiro na criação de novos produtos.

Produtividade e desmatamento

Para o cliente agricultor, prossegue Macedo, o monitoramento digital avançado via FarmCommand® abre oportunidades comerciais e melhora perspectivas de produtividade e rentabilidade, ao gerar em tempo real dados abrangendo desde a qualidade da semeadura até a dos manejos nutricional e fitossanitário. “Entregamos insights vitais sobre riscos climáticos extremos e auxiliamos o cliente na elevação de preços de comercialização de grãos, ancorada na potencial identificação de ganhos advindos da produção sustentável.”

O pacote de serviços e informações integrado à plataforma FarmCommand®, complementa Macedo, está ancorado em análises resultantes de hardware e software de última geração, alimentados por uma combinação entre sensores de campo, inteligência artificial, análises de big data, mapeamento georreferenciado, APPs e estações meteorológicas instaladas no país.

“Também há na plataforma FarmCommand® recursos específicos para detectar históricos de desmatamento em áreas protegidas, monitorar áreas de reservas e comprovar ocorrências nesses locais”, finaliza Celso Macedo.

Fonte: Fernanda Campos 

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS