Com marketplace, é possível adotar melhores práticas de vendas no agronegócio, reduzindo custos e impacto ambiental
São Paulo, junho de 2021 – O avanço tecnológico no agro é um tema muito discutido. Sabe-se que as recentes inovações têm buscado trazer mais sustentabilidade para o setor, garantindo pleno desenvolvimento econômico sem prejuízos para os ecossistemas. No entanto, para que a sustentabilidade seja efetiva, ela precisa agir de ponta a ponta: da produção até a comercialização. Nesse contexto, os marketplaces podem trazer importantes soluções.
A Agropad, plataforma digital voltada exclusivamente para comercialização de produtos do agro, está atenta a essa realidade e desenvolveu recursos para ajudar os produtores na promoção da sustentabilidade. “Os consumidores estão cada vez mais exigentes. Não querem apenas que os produtos sejam sustentáveis, mas que toda a cadeia também seja. É preciso que o setor esteja atento a isso para oferecer melhores produtos e serviços”, diz Luciano Moraes, CEO da Agropad.
Um dos aspectos mais delicados no comércio digital de produtos agro é o transporte. Os produtos devem ser levados para os consumidores de forma ágil e segura, para que não se danifiquem no trajeto. Além disso, o transporte mal planejado pode causar emissão excessiva de carbono na atmosfera, gerando poluição e acelerando o efeito estufa. “Por isso a Agropad conta com profissionais de logística qualificados, que têm o know-how do agro, e estão capacitados para realizar as entregas dos produtos com rapidez e eficiência, reduzindo o impacto ambiental”, explica Luciano Moraes.
Além disso, a plataforma usa recursos para administrar estoque e lavoura, ter acesso a cotações diárias para precificar produtos, acessar a previsão do tempo dedicada para o campo, entre outros, para que toda a gestão dos negócios seja mais efetiva. Com maior controle da produção, é possível evitar desperdícios, aumentar vendas e garantir o bom desempenho dos negócios sem que isso acarrete, de forma direta e indireta, em consumo irracional de recursos naturais.
A Agropad ainda traz benefícios no âmbito social, oferecendo mais oportunidades de negócios para os pequenos produtores. “Esse ramo abastece o mercado nacional e gera renda local. O potencial da agricultura familiar e dos produtores rurais pode ser ampliado quando há aliados como Agropad, que facilitam a logística e a comercialização dos seus produtos”, pontua Luciano Moraes.
Atualmente, a Agropad está realizando o cadastramento de produtores agrícolas de diversas cidades brasileiras. A expectativa é de que a plataforma cresça de acordo com o aumento da demanda dos consumidores, agregando novas regiões e produtores. Para mais informações, acesse: https://www.agropad.com.br/
Fonte: Ação Estratégica