20.3 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralSustentabilidade como futuro do agronegócio

Sustentabilidade como futuro do agronegócio

Perfect Flight está alinhada à inovação nas lavouras para levá-las à produção sustentável, inclusive na proteção dos polinizadores naturais, com a instalação de hotéis de abelhas

Sustentabilidade, além de tema atual e uma preocupação necessária com o futuro, é tendência de mercado. De olho em novas soluções que permitam ao agronegócio brasileiro crescer sem degradar o meio ambiente, o assunto é tratado por empresários e grupos de forma cada vez mais engajada. Segundo a pesquisa Visual GPS, realizada pela Getty Images com 5 mil pessoas, de 26 países, clima e sustentabilidade aparecem como questões fundamentais para 92% dos consumidores e, ainda, 85% dos entrevistados esperam ações ambientalmente conscientes das empresas. A demanda é mundial, inclusive no universo agro.

Conciliar produção agrícola responsável com preservação de recursos naturais faz parte do trabalho da Perfect Flight, que, atenta às novas percepções do mercado, otimiza o uso de defensivos, aliando lucratividade à conservação ambiental. A aposta pela alta tecnologia viabiliza o controle ágil e eficiente das aplicações aéreas por meio de plataforma digital e aplicativo mobile, evitando o desperdício dos agroquímicos e resguardando áreas ambientalmente sensíveis, como florestas, apiários, mananciais, entre outras.

De maneira geral, a agtech atua para suprir falhas encontradas nas aplicações aéreas das propriedades. Ação possível a partir dos relatórios instantâneos, como o ambiental, que mostra os parâmetros de segurança de áreas restritas. Hoje, a Perfect Flight conta com a maior base de dados digitalizados sobre pulverização do mundo, com mais de 16 milhões de hectares monitorados.

De acordo com Leonardo Luvezuti, gestor de operações da agtech, a manutenção dos recursos naturais garante que as gerações futuras possam usufruir de uma boa qualidade de vida. “Um plantio responsável e consciente com as questões ambientais não é mais um plano nem uma preocupação, é uma realidade”, pontua. Além disso, também segundo Luvezuti, “todas as análises se traduzem em ganho de performance para os agricultores, uma vez que reduzem custos e desperdícios com produtos e, consequentemente, melhoram ganhos de produtividade e índices sustentáveis”.

Hotéis para abelhas

A Perfect Flight tem apostado em boas práticas agrícolas para a real sustentabilidade no campo. Uma delas é a parceria com a Bayer no incentivo à implantação de hotéis de abelhas nas propriedades de seus clientes, promovendo o cultivo e a sobrevivência dos insetos e, assim, possibilitando uma convivência harmônica entre a apicultura e o desenvolvimento das plantações em que o uso de defensivos é necessário.

O programa consiste em uma prática já comum nos EUA e Europa, com a criação de espaços exclusivos para que diferentes espécies nativas possam construir suas colmeias, favorecendo a permanência e reprodução. No Brasil, existem catalogadas cerca de 3 mil espécies de abelhas, das quais 1,5 mil são as chamadas solitárias, ou seja, não vivem em colônias. Essas espécies são de extrema importância para o meio ambiente, pois, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, cada abelha visita cerca de seis mil flores por dia, fator determinante para a polinização de milhares de plantas, inclusive alimentícias.

Claudia Quaglierini, gerente de Inteligência Tropical da Bayer, explica que as abelhas são atraídas para os hotéis naturalmente, sem o uso de nenhum atrativo olfativo. “Existem vários agentes polinizadores, mas a abelha é a mais importante, por isso nosso interesse em desenvolver e disseminar esse projeto”, pontua.

Os hotéis demandam pouca manutenção, podem ser instalados próximos às lavouras – mas não nelas, em jardins, próximos à sede da fazenda, reserva legal ou áreas de preservação permanente. As abelhas que os ocupam não representam risco, já que não apresentam comportamento defensivo.

Fonte: Com Texto

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS