O Projeto “Plantando para o Futuro: Horta no Acolhimento” foi implementado com sucesso recentemente em dois abrigos do extremo-oeste catarinense que atendem crianças do Programa Novos Caminhos. Idealizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), entidade vinculada à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), a iniciativa conta com a parceria dos Sindicatos Rurais.
Entre as instituições que receberam o projeto e beneficiaram crianças e adolescentes do Programa Novos Caminhos estiveram o abrigo Cantinho Acolhedor de São Miguel do Oeste e a Casa Lar CRESIM de Campo Erê.
O “Plantando para o Futuro: Horta no Acolhimento” visa promover a educação ambiental, estimulando o hábito por alimentos saudáveis e o trabalho em equipe. É destinado a crianças, adolescentes e jovens acolhidos nas instituições.
A supervisora regional do Senar/SC, Grasiane Viêra, acompanhou as atividades juntamente com representantes dos Sindicatos Rurais e destacou a importância da ação. “Ficamos felizes em contribuir com o desenvolvimento do público acolhido, oportunizando novos conhecimentos e desenvolvendo a consciência ambiental com o treinamento do projeto. É gratificante fazer parte do Programa Novos Caminhos com ações que beneficiam crianças e adolescentes na nossa região”.
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, realçou a importância da iniciativa ao enfatizar que o projeto promove transformação social ao levar conhecimentos e desenvolver habilidades práticas que são essenciais para o dia a dia. “Estamos investindo na formação de uma geração mais consciente e comprometida com o meio ambiente, com a alimentação saudável e com o desenvolvimento rural. A parceria com o Programa Novos Caminhos é fundamental para colocar essa iniciativa em prática e oferecer oportunidades para desenvolver a cidadania das crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social.”
NOVOS CAMINHOS
O programa Novos Caminhos foi fundado em 2013 pelo Termo de Cooperação n. 175/2013, assinado entre o Poder Judiciário catarinense, a Associação de Magistrados Catarinenses (AMC) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC/SESI/SENAI).
Ao longo de sua existência e por meio de termos aditivos ao original, outras instituições tornaram-se parceiras: Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina (OAB/SC); Ministério Público de Santa Catarina (MPSC); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e Serviço Social do Comércio (SENAC/SESC/Fecomércio/SC); Associação Catarinense de Medicina (ACM); Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Sistema FAESC/SENAR); e Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC).
Fonte: MB Comunicação Empresarial