A última edição do ano do Agro é Social já começou. Na última semana, o presidente da Emater Goiás, Rafael Gouveia, realizou visitas a turmas dos cursos em três municípios. As capacitações fazem parte da 9ª edição que está sendo realizada na regional Rio das Antas.
Acompanhado do chefe de gabinete da Emater, Edilson Alencar, da coordenadora do Agro é Social, Janete Rocha, e da coordenadora da regional Rio das Antas, Géssyca Neves, a primeira parada do presidente foi no curso de Doces Artesanais em Bonfinópolis. Em seguida, a comitiva esteve em Anápolis para visitar a turma do curso de Irrigação. À tarde, encerraram as visitas com a turma de Processamento de Leite, no povoado de Hidrolândia.
Durante o encontro com os alunos, o presidente Rafael Gouveia reforçou que “o Agro é Social é uma referência e fez Goiás reduzir o número de famílias em extrema pobreza, por meio do Crédito Social. O programa dá condições e oportunidade para quem sonha empreender e aumentar sua renda”.
A 9ª edição do Agro é Social vai capacitar 54 turmas com cursos de mais de 16 temáticas em 22 municípios da regional Rio das Antas. Além dos visitados pelo presidente, serão beneficiados pelo programa: Abadiânia, Bela Vista, Caldazinha, Caturaí, Damolândia, Goianápolis, Goianira, Inhumas, Itauçu, Jesúpolis, Leopoldo de Bulhões, Nerópolis, Nova Veneza, Ouro Verde, Petrolina, Santa Rosa, Santo Antônio, São Francisco e Senador Canedo.
Os cursos serão realizados até o dia 8 de novembro e os alunos que estiverem aptos poderão receber o cartão do Crédito Rural. Cerca de 1.000 alunos serão capacitados e, para esta edição, a expectativa é que 744 alunos recebam o Crédito Social, totalizando um investimento do Governo de Goiás de mais de R$ 3,7 milhões.
Crédito Social
Para incentivar o empreendedorismo, os alunos que realizarem os cursos oferecidos pela Emater e estiverem dentro dos critérios, poderão receber o Crédito Social. “É um fomento do Governo de Goiás para iniciar um negócio na área que ela foi capacitada, no valor de até R$5 mil. Por exemplo, um aluno que fez o curso de piscicultura, pode receber o dinheiro para comprar ferramentas e equipamentos para iniciar a atividade na sua propriedade”, explicou o presidente da Emater, Rafael Gouveia.
Por meio da capacitação e do Crédito Social, a Emater proporciona condições técnicas e financeiras para que os participantes consigam empreender e aumentar a sua renda, melhorar sua qualidade de vida, além de fomentar a economia do município onde vivem.
Solenidade de encerramento
O encerramento da 9ª edição será realizado no dia 11 de dezembro, no Centro de Convenções de Anápolis, e reunirá alunos dos 22 municípios contemplados pelos cursos do Agro é Social. Além da entrega dos cartões do Crédito Social e dos certificados de conclusão dos cursos, a programação prevê atrações especiais para o público.
Fonte: Emater Goiás