Criado em outubro de 2023 para auxiliar os produtores rurais em suas tomadas de decisão, o chatbot da Mosaic, Fer, completa 1 ano de muito trabalho. Já são 5.500 usuários cadastrados, dos quais cerca de 4.200 interagem com a inteligência artificial pelo menos uma vez por mês. As conversas entre a Fer e os agricultores e pecuaristas somam, até o momento, quase 110.300 mensagens trafegadas, isto é, recebidas e enviadas. A inteligência artificial desenvolvida pela Mosaic une inovação, conhecimento agronômico e informações sobre produtos da empresa.
“Elaboramos a Fer com base na cultura customer centricity, ou seja, o cliente é o centro do nosso negócio. Ela tem várias funcionalidades, sendo capaz de oferecer informações técnicas com agilidade e consistência. Trata-se de uma ferramenta bastante útil para ampliar o relacionamento com nossos consumidores, e os números alcançados nesse primeiro ano de funcionamento refletem sua importância para o produtor rural. Estamos no caminho certo”, comemora Marcos Baretto, gerente de Marketing da Mosaic. O chatbot pode ser utilizado por agricultores, pecuaristas, funcionários da empresa, distribuidores comerciais, estudantes e demais profissionais da área. Os interessados em obter informações devem salvar o número (11) 95064-6237 e realizar o contato via WhatsApp. No primeiro acesso, será necessário fazer um cadastro rápido e simples. O funcionamento da ferramenta é 24 horas por dia, sete dias por semana.
Entre as funcionalidades mais acessadas neste primeiro ano destacam-se: Dúvidas técnicas, na qual a Fer responde perguntas técnicas sobre o setor agropecuário; Calculadoras, ferramentas de extração e exportação de nutrientes por cultura, comparativo de produtos convencionais x produtos Mosaic, além de uma calculadora de silagem de milho; Previsão climática completa, com informações detalhadas sobre umidade, chuvas, velocidade do vento e temperatura, e ainda oferece a opção de assinatura para o usuário receber atualizações semanais; Melhores épocas de plantio, que faz recomendações para as culturas de milho de segunda safra e soja, segmentadas por região.
O chatbot também oferece Recomendação de nutrientes, com cálculos para aplicação de fósforo, calagem e gessagem; Catálogo de produtos que dá acesso ao portfólio completo da empresa; e a opção Fale com um especialista, canal direto para consultoria com especialistas.
“Nossa agrônoma digital tem se tornado um ativo estratégico da marca Mosaic. Ela mostra que podemos ir além da oferta de fertilizantes, usando tecnologia e conhecimento técnico para contribuir com a produtividade no campo. Estamos desenvolvendo um trabalho intenso nas redes sociais para inseri-la de forma mais ativa em conteúdos técnicos. Paralelamente, temos uma parceria sólida com a Esalq/USP, renomada instituição de ensino superior de agricultura em Piracicaba (SP), na qual a Fer está presente em eventos tanto presenciais quanto digitais, reforçando sua importância no meio acadêmico e técnico”, explica o gerente de Marketing.
Fonte: Diego Pessoa (CDN)