Painel foca manejo sustentável e produtivo de lavouras, conservação e equilíbrio ambiental do solo
Encontro interativo reúne três dos principais especialistas do País na área de solo: os pesquisadores Afonso Peche, Celito Eduardo Breda e Ricardo Ralisch
São Paulo – O painel temático Saúde do Solo Brasileiro. Com apoio do Instituto Ânima de Educação, e da consultoria de informações para o agronegócio Spark Inteligência Estratégica, o encontro reúne os pesquisadores Afonso Peche, Celito Eduardo Breda e Ricardo Ralisch. Os três debatedores são reconhecidos entre os principais profissionais do País na área de solo. Eles tratarão do manejo agronômico e sustentável de lavouras, com foco predominante na conservação e preservação ambiental.
As apresentações do painel, interativas com a audiência, abordarão avanços da pesquisa agrícola, mecanização agrícola, estrutura de solo, fertilidade e equilíbrio funcional do solo. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas no link www.fonteagro.com.br
O grupo de palestrantes conta com sólida carreira na atividade agrícola brasileira. Pesquisador científico do Centro de Engenharia e Automação (CEA), do Instituto Agronômico (IAC), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, desde 1986, Afonso Peche é engenheiro agrônomo, mestre em Ciências Ambientais e também em Engenharia de Água e Solo.
Celito Eduardo Breda, hoje atuante na região de Barreiras (BA), é engenheiro agrônomo e iniciou atividades de consultoria agronômica em 1992. A partir de 2005, tornou-se pesquisador agrícola e passou a integrar o GTMR – Grupo Técnico de Manejo de Resistência do MAPA, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Engenheiro agrônomo especialista em mecanização agrícola, Ricardo Ralisch é mestre e doutor na área de Interação Solo, Máquina e Planta. Atuou até recentemente como professor da UEL – Universidade Estadual de Londrina (PR), no departamento de Agronomia, no qual coordenou projetos de pesquisa na área de Impactos dos Sistemas de Produção e outros estudos de ponta.
Fonte: Fernanda Campos