19.4 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralMinistra do MDA em exercício destaca expansão da mecanização para agricultura familiar,...

Ministra do MDA em exercício destaca expansão da mecanização para agricultura familiar, no 24º Seminário de Planejamento Estratégico Empresarial

OBrasil se prepara para um salto na mecanização da agricultura familiar. Foi com essa mensagem que a ministra em exercício do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Fernanda Machiaveli, iniciou sua fala no 24º Seminário de Planejamento Estratégico Empresarial, realizado nesta sexta-feira, em São Paulo. O evento, que abordou os temas de Conectividade Rural e Mecanização da Agricultura Familiar, reuniu especialistas para discutir o futuro do agronegócio, a influência da macroeconomia no setor e os cenários globais das commodities.

Segundo a ministra em exercício, o setor de agricultura familiar, que representa 77% dos estabelecimentos rurais do país, mas ocupa apenas 23% da área agricultável, está no centro das estratégias do governo para os próximos anos. A meta, afirmou Machiaveli, é aumentar a mecanização desse setor em 70% até 2033, facilitando o acesso a maquinários como tratores, plantadeiras e colheitadeiras. Atualmente, 18% das propriedades familiares estão mecanizadas.

Machiaveli destacou o papel fundamental do Programa Mais Alimentos, lançado em 2008, para a evolução da mecanização no país, principalmente na Região Sul. “Esse programa foi responsável por avanços significativos na agricultura familiar e agora nosso desafio é expandi-lo para regiões como o Nordeste, onde 54% das propriedades ainda possuem níveis muito baixos de mecanização”, afirmou a ministra em exercício.

Ela também ressaltou a importância da parceria entre o governo e a indústria de maquinários agrícolas, por meio da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). “Estamos trabalhando em conjunto com a Abimaq para mapear as necessidades dos agricultores e aumentar o acesso a máquinas que muitas vezes as famílias nem sabem que existem”, disse Machiaveli.

Machiaveli revelou ainda que foram abertos dois novos editais da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), somando R$ 500 milhões, para fomentar o desenvolvimento de maquinários agrícolas e tecnologias sociais voltadas à bioeconomia. O objetivo é estimular a inovação e melhorar as condições de trabalho no campo, além de incluir mulheres e jovens nesse processo.

Missão de superação da fome

Em sua fala, a ministra em exercício reforçou o compromisso do governo com a superação da fome no país até 2026, integrando a agricultura familiar às cadeias agroindustriais sustentáveis. “O presidente Lula nos deu essa missão e sabemos que para alcançar essa meta é essencial fortalecer a produção de alimentos saudáveis e diversificados, que vem da agricultura familiar”, explicou.

Para atingir esses objetivos, o MDA está implementando novas políticas de crédito, como a ampliação do microcrédito agrícola para até R$ 35 mil por família, com juros anuais de apenas 0,5% e descontos para pagamentos em dia. “Estamos facilitando o acesso ao crédito e criando condições para que essas famílias possam melhorar sua produtividade e sua qualidade de vida”, concluiu Machiaveli.

Fonte: MDA.Gov

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS