25.9 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralPrograma 3S, da Cargill, recebe validação da coalização global Consumer Goods Forum

Programa 3S, da Cargill, recebe validação da coalização global Consumer Goods Forum

A Cargill acaba de receber um endosso global da coalização Consumer Goods Forum, uma organização presente em 40 países com foco em incentivar mudanças positivas nas cadeias de abastecimento. O reconhecimento valida os critérios usados pelo 3S, programa da Cargill que promove as melhores práticas agrícolas no Brasil.

Essa não é a primeira vez em que o programa recebe reconhecimento internacional. Em 2022, o 3S foi reconhecido como equivalente ao nível Prata da norma FSA (sigla em inglês para Avaliação de Sustentabilidade da Fazenda), pertencente à plataforma SAI (Sustainable Agriculture Initiative Platform). O programa também é reconhecido pela The European Compound Feed Manufacturers’ Federation (FEFAC), entidade que representa associações nacionais em 24 estados-membro da União Europeia. 

A avaliação da Consumer Goods Forum considera a produção de quatro commodities de alta demanda essenciais para o setor de bens de consumo: óleo de palma, soja, papel, celulose e embalagens à base de fibras (PPP) e carne bovina. Para endossar o 3S, foram considerados os requisitos de boas práticas exigidos pela certificação, alinhados às exigências de mercados consumidores rigorosos, como o europeu.

O 3S foi criado pela empresa em 2010 com foco em promover práticas agrícolas sustentáveis. A diretora de Sustentabilidade da Cargill na América do Sul, Letícia Kawanami, celebra a validação das ações adotadas pela empresa e pelos produtores de soja na região. “Este endosso confirma os critérios rigorosos que adotamos e o empenho dos nossos produtores de soja. O Programa 3S foi criado para promover práticas agrícolas sustentáveis que respeitam as comunidades locais e os ecossistemas naturais. Estamos felizes em ver que nossos esforços estejam alinhados com as exigências de mercados consumidores rigorosos, contribuindo para um futuro mais sustentável”, completa Letícia.

Na safra 2022/2023, o volume se soja verificada pelo 3S cresceu 17% em 253 das fazendas inscritas em comparação com o volume anterior.

Por meio de visitas e assistência técnica, o Programa 3S verifica cinco principais pontos nas fazendas: uso sustentável do solo, Boas Práticas Agrícolas (BPAs), relações com a comunidade e Direitos Humanos, melhoramento contínuo e emissão de gases de efeito estufa.

Soma de forças

Para promover a sustentabilidade nas cadeias de produção, a coalização Consumer Goods Forum criou roteiros de commodities para implementar práticas de produção positiva para a floresta. Essas iniciativas são apoiadas por parcerias ao redor do mundo com empresas, órgãos públicos e ONGs que atuam de forma local.

“O 3S mostrou total afinidade com a Consumer Goods Forum porque, no fim do dia, estamos todos em busca de um objetivo comum: garantir a produção de alimentos de forma sustentável para a nossa e as futuras gerações”, acrescenta a líder de Sustentabilidade da Cargill.

Fonte: Sthefany Oliveira (Ketchum)

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS