A semana (02/08) começa com o tempo seco em praticamente todo o país. No período da manhã as temperaturas seguem frias sobre o sul e parte do sudeste, e o amanhecer também poderá ser ameno na metade leste do nordeste do Brasil. No interior do país, até o sul da região norte, os índices de umidade relativa do ar poderão chegar a patamares abaixo dos 20% nos horários mais críticos e esses momentos poderão ser acompanhados de temperaturas elevadas.
NOVIDADE: Confira a nossa plataforma completa de mapas em: https://www.agrolink.com.br/agrotempo/mapa
Saiba como fica o tempo em cada região:
Região Norte
As chuvas ficarão concentradas no extremo norte da região e áreas do leste do estado do AM, assim nos são esperadas pancadas de chuva que podem ser localmente fortes sobre o estado de RR e norte do AM. Já no AP e em áreas da metade oeste do estado do PA também há condições para pancadas de chuva, porém de forma isolada e mal distribuída. Nas demais áreas da região como no estado do AC, sul do AM, RO, leste e sul do PA e TO a condição segue para tempo seco, temperaturas elevadas no período da tarde e níveis críticos de umidade relativa do ar, na faixa sul da região.
Região Nordeste
As instabilidades continuam atuando sobre o litoral leste da região, no entanto as chuvas previstas não provocarão acumulados expressivos. As regiões que terão essas instabilidades e também uma maior cobertura de nuvens vão desde o recôncavo baiano até o litoral do estado da PB. Nas demais regiões o tempo segue seco e com poucas nuvens no céu, sobretudo, no interior nordestino. Entretanto, no litoral do estado do MA e CE existe a possibilidade de registros de chuvas rápidas e passageiras. Vale mencionar que particularmente no amanhecer, as temperaturas estarão amenas na metade leste da região. A capital Recife poderá amanhecer registrando 16°C, sendo ainda um reflexo da influência da massa de ar polar da última semana.
Região Centro-Oeste
O destaque do dia será para os índices de umidade relativa do ar que poderão atingir patamares abaixo dos 20%, nos horários mais críticos, na região oeste do estado do MT e oeste do MS. Além disso, no período da tarde as temperaturas poderão atingir a marca dos 35°C nessas localidades, potencializando ainda mais a evaporação de água. Em todos os estados e no DF o tempo terá o predomínio do sol e sem perspectivas para chuvas.
Região Sudeste
O amanhecer segue frio na região, especialmente na faixa leste de MG, regiões serranas de ES, RJ e SP. Apesar dos termômetros amanhecerem abaixo dos 7°C em muitas localidades, o frio não se compara com o registrado na última semana e também não há risco para geadas na região. Na faixa leste, também, terá uma maior cobertura de nuvens devido à influência da umidade marítima. No entanto, essa maior presença de umidade na região aumenta as condições para chuvas, particularmente no estado do ES, mas na forma de pancadas rápidas e passageiras sem provocar acumulados expressivos.
Região Sul
O amanhecer será frio na região, especialmente ao sul do RS e regiões mais altas de SC e norte do RS. Aliás, nessas duas localidades há condições para a formação de geadas fracas. No período da tarde as temperaturas estarão amenas sobre o RS e SC, e poderá ser superior aos 25°C ao norte do estado do PR. Além disso, no decorrer do dia o céu terá uma maior variação de nebulosidade, particularmente, no litoral dos três estados do sul devido à influência da umidade marítima, porém sem resultar em chuvas para a região.
Fonte: Agrolink