25.9 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralPlenário da Câmara dos Deputados aprova regras para regularização de imóveis

Plenário da Câmara dos Deputados aprova regras para regularização de imóveis

Plenário da Câmara dos Deputados aprova regras para regularização de imóveis em terras da União 

Autor do projeto, deputado Zé Silva entende que a proposta é equilibrada e coerente tecnicamente

A Câmara dos Deputados aprovou em plenário  por 296 votos favoráveis, o substitutivo ao Projeto de Lei 2633/2020, apresentado pelo deputado Bosco Saraiva (SD-AM), que trata da Regularização Fundiária no país. A proposta prevê a regularização de terras com processo facilitado pelo uso do Sensoriamento Remoto, em propriedades com até seis módulos fiscais.

Zé Silva (SD-MG) comemorou a aprovação da proposta e enfatizou que o projeto é uma síntese de um debate que ocorre há três anos e visa dar segurança jurídica a toda a agricultura, bem como, inviabilizar a grilagem. “Foi instituído o marco temporal de ocupação em 2008, o mesmo do código florestal, que é uma lei respeitada e coloca o Brasil no patamar dos países que tem uma legislação séria em relação à questão ambiental”, explicou.

O parlamentar ressalta também que foi adotado um limite seguro para o uso exclusivo de dados secundários e sensoriamento remoto, mesmo certo de que a tecnologia é essencial. Apenas áreas com seis módulos fiscais poderão ter a vistoria prévia dispensada. “O relatório é equilibrado, coerente tecnicamente e dentro dos princípios morais e éticos”, ressaltou.

De acordo com o relator do projeto, deputado federal Bosco Saraiva (SD-AM), além da capacidade fiscalizatória do Estado aumentar com a redação apresentada, os povos tradicionais brasileiros estarão protegidos com a impossibilidade de titulação em áreas indígenas e quilombolas. “Os povos originários terão sempre o nosso respeito e o texto deixa claro nossa proteção a eles”, garantiu.

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR), destacou a importância da Regularização Fundiária para a nação ao dar legalidade aos produtores rurais que ocupam áreas da União de forma mansa e pacífica. “É um dos projetos mais necessários para o desenvolvimento do nosso país. Estamos falando de 1 milhão de pequenos e médios produtores que terão suas terras regularizadas e viverão conforme a lei”, comentou.

A deputada federal Aline Sleutjes (PSL-PR), destacou a aprovação do substitutivo como “um dia muito importante para os pequenos e médios produtores e todo o setor agropecuário”. De acordo com a presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR), “trata-se de um momento ímpar para quem deseja geração de emprego e renda, além de investimentos para o país”.

A parlamentar entende que mais do que uma aprovação almejada pelo setor agropecuário, é a oportunidade de deixar um legado para as futuras gerações. “A regularização proporciona às pessoas responsáveis por cuidar, zelar e seguir regras. Hoje é o dia de nos colocarmos a favor da mulher e do homem do campo”, encerrou.

Com a aprovação do substitutivo apresentado pelo deputado federal Bosco Saraiva, sem a aprovação dos destaques sugeridos pelos demais parlamentares, na Câmara dos Deputados, o projeto segue para análise do Senado Federal.

Fonte: FPA

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS