21.2 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralPrograma IAC-Quepia é destaque de evento sobre segurança no campo

Programa IAC-Quepia é destaque de evento sobre segurança no campo

Programa IAC-Quepia é destaque de evento sobre segurança no campo do Governo de SP

Encontro realizado no Palácio dos Bandeirantes marcou lançamento do programa São Paulo + Seguro

Jundiaí (SP) – O programa IAC-Quepia, resultante de uma parceria entre o setor privado e o Centro de Engenharia e Automação (CEA), do Instituto Agronômico (IAC), foi uma das iniciativas destacadas pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento no lançamento do programa São Paulo + Seguro: Segurança no Campo. Realizado na última quinta-feira, 12, com a presença do governador do Estado, João Doria e do vice-governador, Rodrigo Garcia, além do secretário de Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges, o evento tratou de projetos relevantes para o agronegócio paulista.

Coordenado pelo pesquisador científico Hamilton Ramos, também diretor do CEA-IAC, sediado em Jundiaí, o programa IAC-Quepia criado há mais de 15 anos, tem como propósito investir na pesquisa agrícola para aprimorar a qualidade e a durabilidade dos equipamentos de proteção individual (EPI) na agricultura, além de reduzir a exposição do homem do campo a produtos químicos.

“O ‘Quepia’ tornou-se um dos primeiros programas de parceria público-privada da pesquisa agrícola brasileira. Os resultados respaldam a relevância estratégica do modelo”, assinala Hamilton Ramos. O pesquisador revela também que as ações do programa reduziram as reprovações de qualidade das vestimentas protetivas agrícolas brasileiras, que eram de 80%, em 2010, para menos de 20% nos dias de hoje.

“Trata-se de um ganho enorme, que fortaleceu a proteção do trabalhador rural. Seu trabalho em parceria com a ABNT deu ainda a base técnica para que o Ministério de Trabalho, em 2009, ao extinguir o Certificado de Aprovação (CA) por responsabilidade, pudesse obrigar a indústria a buscar certificações para EPI com base em normas técnicas da ISO – International Standartization Organization”, finaliza Ramos.

Fonte: Fernanda Campos

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS