SENAR-SC e Capitania dos Portos oferecem curso de condutores de embarcações para pescadores
O Sistema FAESC/SENAR-SC assinou, na última semana, termo de cooperação com a Capitania dos Portos de Santa Catarina (CPSC), o Sindicato Rural de Florianópolis e o Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (IGEOF). O objetivo foi firmar parceria para habilitar pescadores para o exercício da função, com capacidade para tripular embarcações de pesca de todos os portes empregadas em qualquer tipo de navegação, com as competências exigidas para a inscrição de Aquaviário na categoria de Pescador Profissional (POP), no nível de habilitação 1.
Com o termo serão oferecidas quatro turmas na Capitania dos Portos de Santa Catarina (duas em 2021 e outras duas em 2022); duas turmas na Delegacia da Capitania dos Portos em Laguna (2022) e outras duas turmas na Delegacia da Capitania dos Portos em São Francisco do Sul. As oito turmas oportunizarão a participação de 280 alunos em 672 horas de capacitação.
O superintendente do SENAR/SC, Gilmar Zanluchi, explica que o curso representa uma oportunidade para que pescadores e maricultores do litoral catarinense possam buscar habilitação para o exercício profissional das atividades marítimas de maneira regular, de acordo com a lei. “Com a qualificação os participantes aperfeiçoam conhecimento, formalizam suas atividades, além de garantirem melhores resultados e mais segurança, já que estarão preparados para exercer a atividade”, destaca ao complementar que neste trabalho de mobilização junto com o Sindicato Rural as entidades parceiras contam com o trabalho das colônias de pescadores.
O capitão dos Portos Caio Vinícius César Feitosa destacou que o Estado de Santa Catarina possui protagonismo e vocação para a atividade pesqueira. “Muito nos honra contribuir para o desenvolvimento econômico do Estado, bem como, desenvolver ações que sirvam de estímulo para o exercício legal desta profissão, com capacitação através das formações disponibilizadas continuamente pela Marinha, que contribuirão para a segurança da navegação, salvaguarda da vida humana no mar e prevenção à poluição hídrica”.
Sobre o atual cenário de formação de pescadores no Estado, o capitão enfatizou as relevantes parcerias estabelecidas e destacou o termo de cooperação junto ao SENAR-SC que, somando-se aos cursos realizados pela Capitania e Delegacias subordinadas, permitiram formar nos últimos quatro anos (2017 a 2020), 1.481 aquaviários como pescadores profissionais por meio dos cursos de formação inicial.
O presidente do Sistema FAESC/SENAR-SC, José Zeferino Pedrozo, reconhece a importante parceria com a Capitania dos Portos que oportunizou formar centenas de aquaviários nos últimos quatro anos. “De 2017 a 2020 formamos 942 participantes em 32 turmas por meio dessa cooperação que vem sendo fundamental para promover o desenvolvimento da atividade e, consequentemente, para fortalecer a economia”.
O evento também contou com a participação do presidente do Sindicato Rural de Florianópolis, Pedro Cavalheiro de Almeida, da superintendente do Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis, Noemi Hilda da Silva Leal, entre outras lideranças.
Fonte: MB Comunicação