19.6 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralDEP Genômica em bovinos de corte auxilia criadores na acurácia de características...

DEP Genômica em bovinos de corte auxilia criadores na acurácia de características de difícil mensuração

Pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Marcos Yokoo, fala do trabalho de melhoramento da Fazenda Anamélia – Brangus HP

Quando estabelece um programa de melhoramento genético para gado de corte, o objetivo do criador é avaliar e mensurar as características de interesse econômico nos animais, para que se obtenha a predição dos valores genéticos desses atributos. Pensando nisso, a Agrícola Anamélia – Brangus HP passou a utilizar a DEP Genômica em 2021, buscando garantir ao seu rebanho maior acurácia e a aceleração no ganho genético na seleção dos seus animais.

Segundo o pesquisador da Embrapa Pecuária Sul e pós-doutor em Genética e Melhoramento Animal, Marcos Yokoo, em estudos preliminares verificou-se que, ao utilizar a DEP Genômica (DEPG – Diferença Esperada na Progênie com Auxílio da Genômica), o incremento na acurácia pode variar de 33% até 84%. Variação que é explicada devido às diferenças em cada tipo de programa, como por exemplo na sua população de animais.

“Quando o programa de avaliação genética é iniciado, há uma estimativa de determinada DEP e, quanto mais próximo for esse valor estimado em relação ao real, maior será o progresso genético obtido ao se utilizar essas informações na seleção. É isso que buscamos, errar menos na hora de escolher um reprodutor para disseminar o seu material genético. Dessa forma, mais rápido também será o avanço genético de um rebanho”, explica Yokoo.

Outro ganho que é possível se obter nos programas de avaliação genômica, segundo o pesquisador, são as características de difícil mensuração e herdabilidade baixa, como por exemplo: contagem de carrapatos (CARR), ovos por gramas de fezes (OPG), temperamento, consumo alimentar residual, maciez, capacidade de retenção de água (CRA) entre outras, que um rebanho comercial não teria a oportunidade de mensurar para ter uma DEP.

“A Brangus HP, ao começar a utilizar a DEP Genômica, trará esse benefício aos seus clientes. Sem essa avaliação genética de determinados atributos, seria difícil identificar características de difícil mensuração e de baixa herdabilidade, porque são de progresso genético lento. Com a genômica esse aperfeiçoamento tende a ser mais rápido, se comparado ao modo tradicional”, detalha.

O pesquisador conta ainda que a Embrapa Pecuária Sul tem um projeto muito grande de avaliação genética aprimorada pela genômica, em conjunto com a Associação Brasileira de Brangus, que no começo do ano lançou o primeiro Sumário Genômico do Brangus no Brasil. “Existem diversos touros Brangus bem ranqueados, tanto para características de carcaça como para as de difícil mensuração e a Brangus HP tem muitos animais presentes na edição, que é um ranking de índice econômico completo”, finaliza Yokoo.

Fonte: Attuale comunicação

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS