16.6 C
Jatai
InícioNotíciasAgriculturaCom títulos em mãos, beneficiários fazem planos para terras regularizadas

Com títulos em mãos, beneficiários fazem planos para terras regularizadas

Caravana do programa Regulariza Campo percorreu cinco municípios do Nordeste Goiano em apenas dois dias, levando documentos e orientações

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), entregou novos títulos de regularização fundiária esta semana no Nordeste Goiano. Em dois dias, a Caravana Regulariza Campo percorreu cinco municípios: Nova Roma, São João D’Aliança, Teresina de Goiás, Cavalcante e Alto Paraíso. Além de entregar os documentos a quem realizou o processo de regularização junto à Seapa, os gestores e técnicos da Secretaria realizaram atendimentos aos interessados em formalizar a propriedade de terras, dentro do que prevê a Lei Estadual nº 18.826/2015 e o Decreto nº 8.576/2016.

“É muito gratificante ver a emoção das pessoas ao receber o título de regularização fundiária. Em muitos casos, elas estão esperando há décadas por uma solução, uma história que começou com pais e avós e que envolveu muita luta pra manter aquele pedaço de chão, então é uma forma de fazer justiça”, destaca o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça. “Pra essas pessoas, receber o título significa deixar pra trás o medo de perder a terra e o início de uma vida melhor dali em diante. Com a formalização, ele consegue mais apoio pra crescer”, diz.

Superintendente de Engenharia Agrícola e Desenvolvimento Social, José Ricardo Caixeta Ramos lembra que o processo de regularização fundiária é importante porque fomenta a economia local e dá autonomia ao produtor rural. “Ao receber o título, o produtor passa a exercer de fato a propriedade, ele pode ir até o banco, buscar recursos, se planejar e desenvolver sua atividade”, ressalta. Ramos acompanhou a Caravana Regulariza Campo no Nordeste Goiano. A comitiva movimentou os municípios, mobilizando autoridades, gestores públicos, representantes de entidades e a população.

Zequinha Rodrigues do Prado nasceu e cresceu com os irmãos em uma propriedade no município de Nova Roma. Ali, a família já plantou cana, arroz e feijão. Na última quarta-feira (29/9) ele recebeu o tão aguardado Título Definitivo de Domínio. “Agora a terra está segura, não sai mais da nossa família”, resumiu ele, segurando o documento. “Lá é o local da gente sobreviver, trabalhamos lá e pretendo de agora pra frente ficar sempre mais lá, esse documento é o que vai segurar a gente lá”, reforçou.

Na quinta-feira (30/9), a Caravana chegou a Alto Paraíso. Zilda Maria Rodrigues Alves foi ao encontro da equipe da Seapa para receber o Título Definitivo de Domínio da gleba que herdou do pai e que planeja deixar “para os netos, tataranetos e assim por diante”. “A gente planta milho, mandioca, cana… De um tudo a gente quer plantar”, declarou, sorridente, já com o papel em mãos. A ideia é estudar melhor o que fazer de agora em diante, “se Deus quiser”.

O gerente de Política de Regularização Fundiária da Seapa, Carlos Henrique Pantoja, acredita que ao entregar o título o Governo de Goiás está entregando também dignidade. “Estamos possibilitando, entre outros benefícios, o acesso ao crédito e o desenvolvimento destas glebas, concretizando aquilo que foi solicitado a todos nós: efetividade, objetividade e entregas”, afirma.

Residente no município de Teresina de Goiás, Ana Maria Cavalcante Costa Osborn recebeu o título em maio de 2021, após uma espera que durou 14 anos. “É muito ruim não ter o título de posse porque a gente fica na insegurança: não sabe se pode investir, se a terra ainda vai ser nossa daqui a um tempo… Tenho uma filha e é muito bom saber que ela não vai passar por esse perrengue. Sou muito agradecida ao Governo de Goiás, e também à Prefeitura, por ter olhado pra gente e nos amparado nessa luta”, diz ela.

Para o agricultor Palmerom Carvalho de Souza, de 75 anos, o título representou não apenas segurança jurídica, mas também física. Antes da regularização, ele sofreu pressão para sair das terras em que vive há 20 anos. “Botaram fogo no nosso barraco e passaram arame na estrada, foi uma coisa difícil”, lembra. O título chegou no dia 23 de outubro do ano passado. “Graças a Deus o título saiu, foi um passo adiante. Cada dia é um passo. Mas estou indo bem. Quero plantar banana e maracujá e talvez explorar o turismo, o apelo maior é ambiental e preciso preservar, o cenário é uma beleza. Já estou com essa idade (75 anos), é um patrimônio que quero deixar, mas quero deixar encaminhado”, planeja.

Jerson Nagel também faz planos. Ele é produtor agroecológico de frutas e olerícolas em Alto Paraíso. Quer obter a certificação de produtor orgânico. Beneficiário do Regulariza Campo, ele faz questão de enaltecer o trabalho do Governo de Goiás. “O título dá tranquilidade, e só foi possível porque finalmente entrou um governo sério e que respeitou o direito dos proprietários. Sou muito grato à equipe da Seapa, ao José Ricardo, Carlos Pantoja, Rodrigo Fernandes… A toda a equipe, e também ao secretário Tiago Mendonça e ao governador Ronaldo Caiado. Todos foram muito sérios e céleres”, finaliza ele, fazendo questão do agradecimento em público.

Fonte: Seapa

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS