E 1° Encontro Mundial do Sistema Plantio Direto
vão comemorar os 50 anos deste sistema sustentável; lançamento oficial dos eventos será on-line no dia 27 de outubro, a partir das 15 horas
A Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto (FEBRAPDP) lança no dia 27 de outubro dois eventos simultâneos e híbridos (presencial e digital) para comemorar seus 30 anos de existência e os 50 anos do Plantio Direto. Em parceria com a Confederação das Associações Americanas para uma Agricultura Sustentável (CAAPAS), a FEBRAPDP promoverá o 18° Encontro Nacional do Plantio Direto na Palha e o 1° Encontro Mundial do Sistema Plantio Direto entre os dias 5 e 8 de julho de 2022, em Foz do Iguaçu (PR).
O lançamento oficial e os detalhes dos eventos poderão ser conferidos em conferência on-line no dia 27 de outubro, a partir das 15 horas, pelas páginas da Federação no Facebook (https://www.facebook.com/
Eventos em 2022
De 5 a 8 de julho de 2022, o tema do 18º Encontro Nacional e 1º Encontro Mundial do Sistema Plantio Direto será aprofundado em palestras e debates de alto nível com os melhores especialistas e produtores do Brasil e do mundo; além de exposição de resumos científicos, dia de campo interativo e visitas técnicas no Brasil e Paraguai.
Segundo o presidente da FEBRAPDP, Jônadan Hsuan Min Ma, as melhores propostas e soluções sustentáveis para o desenvolvimento tecnológico, econômico, social e ambiental do agronegócio serão apresentadas aos participantes presenciais e virtuais. “Este é o maior evento da agricultura sustentável do País. E, este ano, queremos frisar a importância do Sistema Plantio Direto para garantir a preservação do solo e, consequentemente, da vida e das gerações futuras. A população precisa saber que os produtores que usam este sistema produzem alimentos com sustentabilidade e responsabilidade, não causam desmatamento nem usam defensivos agrícolas de forma abusiva e descontrolada ou qualquer mão de obra escrava ou infantil. Não vamos falar só de assuntos técnicos, vamos tratar da vida e das gerações futuras que dependem do solo para se alimentarem”, resume Jônadan.
O Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha é direcionado para o setor produtivo do agronegócio brasileiro e, nesta 18ª edição e 1ª edição Mundial, das Américas, são esperados mais de 800 participantes, entre produtores rurais, consultores, empresários, profissionais liberais, professores, pesquisadores e acadêmicos, cooperativas e empresas de todo Brasil e de países como Paraguai, Uruguai, Argentina, México, Chile, – países membros em CAAPAS, e de todo o mundo.
Medalha Herbert Bartz
Uma das novidades desta edição será o lançamento e concessão inédita da Medalha de Honra Herbert Bartz, com o objetivo de premiar os produtores rurais que se destacaram, no Brasil e nos países das Américas, pela conservação do solo e o aumento da produtividade com sustentabilidade de sua propriedade, utilizando como base o Sistema Plantio Direto (SPD).
O nome da premiação é do produtor Herbert Bartz, descendente de alemães, que é o ‘pai’ do Plantio Direto no Brasil por ter sido a primeira pessoa a usar a técnica no país em 1972. Na época, foi considerado maluco por adotar o sistema que permite a semeadura no solo, sem aragem e a partir da rotação de culturas. Após muita luta e a conquista de adeptos que viram que o sistema restabelecia a biodiversidade da terra, o Plantio Direto foi considerado revolucionário na agricultura brasileira. Bartz faleceu este ano, em 29 de janeiro, aos 83 anos na região Norte do Estado do Paraná, onde vivia.
O Sistema Plantio Direto (SPD) é baseado em três pilares: o não revolvimento do solo (restrito às linhas de plantio e semeadura ou covas para mudas), a cobertura permanente do solo, feita preferencialmente com plantas vivas, mas podendo ser morta (palha), e a diversificação de plantas no sistema de rotação de cultivos. Em 2020, o Plantio Direto chegou a ser adotado em 36 milhões de hectares, representando cerca de 54% da área de produção de grãos no território brasileiro.
Fonte: Conexao agro