A vitrine de capacitações online da Embrapa, a plataforma e-campo, está oferecendo o curso de Práticas de biosseguridade na bovinocultura leiteira para duas turmas. A primeira turma é direcionada para graduandos em Medicina Veterinária da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG, e a segunda, para técnicos da bovinocultura leiteira. A primeira experiência iniciou-se em setembro, com a participação de 35 técnicos de ATER vinculados ao projeto Leite Seguro.
Segundo a pesquisadora Lígia Cantarelli Pegoraro, ao abrir a oportunidade para os graduandos nas áreas afins, como a Medicina Veterinária de universidades públicas, possibilitamos a inclusão do tema biosseguridade na bovinocultura leiteira na formação dos futuros profissionais. “Assim os profissionais podem aplicar as práticas de biosseguridade nos diferentes sistemas de produção de leite de forma mais eficiente visto que o tema fez parte de sua formação acadêmica”, diz. A pesquisadora explica que este curso foi realizado atendendo uma solicitação da professora Fabíola Fonseca, da disciplina de doenças infecciosas da Faculdade de Medicina Veterinária da UFJF, e do pesquisador Guilherme Nunes de Souza da Embrapa Gado de Leite. O curso foi realizado de novembro a dezembro, com a participação de 107 graduandos em Medicina Veterinária.
A outra turma, com a participação de técnicos da cadeia produtiva do leite de diferentes regiões do Brasil, como Rio Grande do Sul, Sergipe e São Paulo, teve início em 13 de dezembro e com prazo para finalizar no início de março de 2022.
A plataforma e-campo é uma uma série de cursos online gratuitos da Embrapa, com um cardápio de 100 cursos de interesse da agropecuária, que vem atender as necessidades de uma rápida reciclagem de conhecimento. Para saber mais visita a plataforma
Fonte: Embrapa Clima Temperado