Reconhecida como uma das principais atividades econômicas do país, a agropecuária brasileira é referência global em sustentabilidade – fator responsável por ditar as novas regras de consumo. O conceito, alinhado ao bem-estar animal e humano, marca as ações da Beckhauser, empresa referência na produção de equipamentos de contenção bovina há mais de 50 anos.
“Na história da nossa empresa, sustentabilidade não é apenas uma palavra bonita usada para vender mais. Nós vivemos isso de verdade em cada decisão que tomamos e no que nos propomos a oferecer para o mundo todos os dias, não só pelo retorno ambiental, mas também pelo social, ao cuidarmos das pessoas e da economia”, explica a CEO da empresa, Mariana Beckheuser.
Segundo a profissional, essa atenção redobrada à qualidade de vida animal e humana em diferentes níveis é resultado da conexão com o passado e dos cuidados com o futuro. “Ao gerir uma empresa, dá para ter o pé na terra e cultivar raízes e ter a cabeça no mundo e sonhar com um futuro cada vez melhor. O equilíbrio entre essas duas coisas é o que possibilita ter um negócio lucrativo e que gera bons resultados para as pessoas e para o planeta, produzindo alimentos e preservando a natureza”, explica Mariana.
No Brasil, como mostram os dados do MapBiomas, 64,5% do território ainda é coberto por vegetação nativa e boa parte desses espaços pertencem a propriedades rurais em atividade.
“Quando pensamos em produção sustentável no país, é importante termos em mente que há uma legislação que determina que o produtor preserve parte da área proporcional de acordo com o bioma onde se encontra e que isso é muito mais que a média global”, reforça a profissional.
Esse tipo de iniciativa, de acordo com Mariana, faz do Brasil o maior exportador de proteína produzida de forma sustentável. Somente em 2023, como mostram os dados do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), o Brasil exportou cerca de 2,536 milhões de toneladas de produtos in natura e processados.
“O alimento brasileiro é produzido da melhor forma possível, com mais da metade do território preservado e devolvendo à terra muito do que é usado, seja em adubo derivado dos dejetos dos animais ou em carbono sequestrado pelos pastos e plantas. Isso mostra como temos capacidade e todas as condições para sermos a referência mundial em agropecuária sustentável, podendo até mesmo exportar tecnologias e ações verdes, como a integração lavoura-pecuária-floresta”, detalha.
Becksafes para todos os perfis de pecuaristas
Para auxiliar pecuaristas do Brasil e países vizinhos, a Beckhauser oferece equipamentos de contenção para o pequeno, o médio, o grande e o produtor de altíssimo giro, além de levar soluções para a melhoria do manejo, produtividade, segurança e bem-estar animal à indústria frigorífica.
O portfólio da empresa conta com a Linha Beck Primo, direcionada às propriedades com até 200 cabeças de gado e até 1000 manejos ao ano, seguida pela linha Beck Total Flex, que tem como foco propriedades com até 20 mil manejos ao ano, e que permite ao produtor configurar o modelo que melhor atende sua necessidade de acordo com a atividade predominante na fazenda, com combinações que atendem da cria à engorda ou ciclo completo, e com opções manuais e automatizadas; e, por fim, com a Linha Beck Automação, para fazendas com alto giro de manejo, acima de 20mil passagens/ano, sobretudo em confinamentos ou grandes projetos de reprodução.
“A Beckhauser é para todos, sem deixar de lado a qualidade e o bom desempenho de produtos focados na contínua evolução do setor e, consequentemente, nas necessidades do consumidor de proteína animal”, finaliza.
Fonte: Wellington Torres