Sementeira aumentou em 20 mil big bags a capacidade de armazenamento e processamento da planta de Cabeceiras
A Boa Safra Sementes, líder na produção de sementes de soja no Brasil, comunicou ao Mercado nesta sexa-feira, 04 de março, que concluiu as obras da terceira linha de produção de sua planta de Cabeceiras, em Goiás. A iniciativa faz parte do plano de ampliação da empresa anunciado durante o processo de IPO, em abril de 2021.
Iniciado em março do ano passado, o projeto amplia a linha de produção e estocagem da unidade, aumentando a capacidade de armazenagem e beneficiamento de sementes de soja. Com a reestruturação, foram adicionados 9.000 m² de área de Armazéns Refrigerados no local, que passou a contar com mais de 33 mil m² de área total. Essa expansão em Cabeceiras possibilitará estocar aproximadamente 20.000 big bags (com cerca de 1.000 kg de sementes cada) a mais do que até então, elevando a capacidade para 60.000 big bags na unidade.
A terceira linha de produção da unidade já começou a operar e aumentou a capacidade de beneficiamento das sementes em 50%. Além da obra de expansão, também foi entregue de forma parcial um dos silos, que permitirá a armazenagem de aproximadamente 500 mil sacos de resíduos de semente de soja. “A conclusão da obra de Cabeceiras é mais um avanço no nosso plano de expansão. A nova capacidade da unidade ajudará a manter os altos níveis de qualidade das nossas sementes e apoiar o crescimento da empresa, garantindo a excelência do produto até a plantação”, afirma Marino Colpo, CEO e um dos fundadores da Boa Safra.
Energia limpa
Em setembro de 2021, foi inaugurada em Cabeceiras a primeira usina de energia solar fotovoltaica em uma unidade de beneficiamento da empresa. A instalação, com capacidade para gerar 158,6 MW/mês – o equivalente ao consumo médio suficiente para iluminar uma cidade de mais de 3 mil habitantes* -, responderá por 94% do total da energia utilizada pela unidade. O objetivo, para o futuro próximo, é que a matriz energética de todas as Unidades de Beneficiamento da Boa Safra seja substituída por energias sustentáveis e limpas, gerando assim maior eficiência energética sustentável, bem como economia.
A ampliação da fábrica de Cabeceiras (GO) se soma às expansões de Buritis/MG e Jaborandi/BA, e a nova unidade de Sorriso (MT), que fazem parte de um objetivo de médio-longo prazo da Boa Safra de ter Unidades nas principais regiões do Brasil para acompanhar o aumento da demanda mundial de soja e apoiar seu crescimento estruturado.
*Segundo dados fornecidos pelo Relatório de Eficiência Energética, ZON ENERGIA. Eng. Eletricista Alexia Pabline
Fonte: Casa9