A Vittia, empresa brasileira de biotecnologia (defensivos biológicos e inoculantes) e nutrição especial de plantas com soluções para diversas culturas agrícolas, participou de um dos mais representativos congressos do setor do agronegócio, o 3º Congresso Global Cana, que aconteceu no dia 5 de setembro, no Royal Tulip JP, em Ribeirão Preto/SP.
Durante o evento, a Vittia apresentou o biodefensivo macrobiológico Tetra Duo-Vit, Tetrastichus howardi, agente de controle biológico utilizado no controle de lagartas e pupas de Diatraea saccharalis (Broca da cana-de-açúcar). As aplicações via drone em campos comerciais nos canaviais, evidenciam que o uso do macrobiológico demonstraram números mínimos de 80% de parasitismo. A Vittia é única empresa a ter escala produtiva e de entrega do Tetra Duo-VIT no país.
O controle biológico é realizado de forma Planejada, destacando a dupla atuação do parasitoide, controlando as fases de lagarta e pupa da praga, promovendo maior residual de controle. O raio de voo do Tetra Duo-Vit aplicado via drone é de 50 metros e sua sobrevivência média é de 10 dias em campo, gerando ganhos operacionais.
“Um estudo inédito da Mckinsey aponta que 70% dos produtores brasileiros esperam manter ou aumentar os gastos em produtos de base biológica. E o crescimento na adoção das soluções biológicas em função da redução da possibilidade do surgimento de resistência às moléculas químicas tradicionais. Somos a única empresa que atua com Tetrastichus para o controle da broca da cana-de-açúcar com resultados superiores a qualquer outro produto macrobiológico do mercado. A aplicação via drone permite rapidez e uniformidade de aplicação, sem desperdícios”, explica Joan Brigo Fernandes, Diretor de Macrobiológicos da Vittia.
No ínicio deste ano, a Vittia centralizou toda sua estrutura laboratorial de macrobiológicos em Artur Nogueira/SP, com investimentos em inovações 4.0 de automação, sensoriamento e ambientação para aumentar sua escala de atendimento. A planta fabril de Artur Nogueira conta com 32mil m² e está estrategicamente localizada próxima de pesquisas e universidades de referência, potencializando o intercâmbio de conhecimento, bem como a grandes centros, otimizando a logística para todo o país.
Fonte: Laura Ravagnani – Conceito Comunicação