20.9 C
Jatai
InícioNotíciasBúfalos definem Grandes Campeões da Fenasul em julgamento inédito

Búfalos definem Grandes Campeões da Fenasul em julgamento inédito

Animais da Cabanha da Herdade, de Gravataí, estiveram em pista no segundo dia do evento

Estreante na Fenasul Expoleite, a búfala Índia foi a grande campeã entre as bubalinas que compareceram à Esteio. A vaca leiteira de 40 meses concorreu com outros exemplares da Cabanha da Herdade, de Gravataí (RS), do expositor Guilherme Aydos, na manhã de quinta-feira, 19 de maio. Já o grande campeão na categoria macho foi o já consagrado na Expointer 2021, touro Jair. Ambos são da raça Murrah.

O cabanheiro da Herdade, Guilherme Giambastiani, que conduziu o touro Jair na competição, afirmou que  ele é um exemplar de sucesso na raça. “É um touro raçador”, acrescentou.  Já sobre a vencedora na categoria fêmeas, destacou que “ela já está produzindo, encerrando o ciclo, e apresentou todas as características necessárias para chegar ao primeiro lugar”, avaliou.

A presidente da Associação Sulina dos Criadores de  Búfalos (Ascribu), Desireé Möller, destacou que a raça Murrah apresentada pela Cabanha da Herdade tem grande aptidão leiteira. Segundo ela, mesmo com o estado ainda tendo uma pequena produção de leite de búfala, a nível mundial o alcance é de 14%. “Esta primeira feira, é a oportunidade dos animais serem conhecidos pelo público e pelo produtor rural como uma alternativa de renda extra e de produção de leite extra ou carne”, concluiu.

O diretor técnico da Ascribu, Luis Fernando Aguirre, foi o avaliador dos bubalinos, disse que a búfala leiteira é uma realidade e tinha que ocupar este espaço junto aos demais produtores. “Ter a búfala na Fenasul Expoleite é um avanço dentro da bubalinocultura e além de ser muito gratificante para mim, como técnico, a búfala está onde ela deveria estar”, afirmou.

Fonte: AgroEffective

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS