18.2 C
Jatai
InícioNotíciasAlysson Paolinelli encerra ciclo na Cátedra Luiz de Queiroz com publicações

Alysson Paolinelli encerra ciclo na Cátedra Luiz de Queiroz com publicações

Coleção Agricultura Irrigada no Brasil está disponível em formato digital

Ao terminar o Ciclo 2020/2022 como Terceiro Titular da Cátedra Luiz de Queiroz, Alysson Paolinelli deixa como legado uma coleção de cinco livros intitulada AGRICULTURA IRRIGADA NO BRASIL.

Trata-se de uma edição revisada e atualizada dos livros “Diferentes abordagens sobre Agricultura Irrigada no Brasil: História, Política Pública, Economia e Recurso Hídrico”, e “Diferentes abordagens sobre Agricultura Irrigada no Brasil: Técnica e Cultura”, cujos títulos são:         

·        Agricultura Irrigada no Brasil: história e economia

·        Agricultura Irrigada no Brasil: políticas públicas

·        Agricultura Irrigada no Brasil: recursos hídricos e sustentabilidade

·        Agricultura Irrigada no Brasil: ciência e tecnologia

·       Agricultura Irrigada no Brasil: inovação, Empreendedorismo e Sistemas de Produção

Os livros foram editados por Alysson Paolinelli em conjunto com o diretor da Esalq, professor Durval Dourado Neto, e com o professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e atual presidente da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (ABID), Everardo Chartuni Mantovani.

A organização da obra é da Esalq/USP e da ABID, com apoio da UFV, CNPq, Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), do Desenvolvimento Regional (MDR) e da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Os livros estão disponíveis somente na versão digital.

A Cátedra Luiz de Queiroz de Sistemas Agropecuários é uma cadeira voltada para a discussão e realização de atividades que promovam reflexões interdisciplinares em níveis regional, nacional e internacional sobre temas relativos aos desenvolvimento e sustentabilidade de Sistemas Agropecuários Integrados e suas aplicações com o ambiente e com a sociedade.

Em 10 de outubro de 2017, durante a Cerimônia de Abertura do Fórum ESALQSHOW, aconteceu a instalação da Cátedra Luiz de Queiroz, aprovada pela Congregação em 14 de setembro de 2017.

Foram titulares da Cátedra o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues; o engenheiro agrônomo Marcos Sawaya Jank; e encerrando seu mandato nesta data, o também ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli.

Memória – Durante a celebração dos 121 anos da Esalq, em cerimônia ocorrida no dia 3 de junho de 2022, ocorreu o encerramento do 3º Ciclo da Cátedra Luiz de Queiroz. Na ocasião, foi realizado o descerramento da Memória da Cátedra, com foto incorporada do ex-ministro Alysson Paolinelli, terceiro titular da Cátedra. O ato foi acompanhado pela vice-reitora da USP, Profa. Maria Arminda do Nascimento Arruda, o diretor da Esalq, Prof. Durval Dourado Neto, o vice-diretor da Esalq, prof. João Roberto Spotti Lopes e o Primeiro Titular da Cátedra, Presidente da Academia Brasileira de Ciências Agronômicas, Roberto Rodrigues.

A placa homenagem da Esalq e a miniatura do banco do nosso patrono Luiz de Queiroz, uma réplica da obra escultórica situada ao lado do Edifício Central, serão encaminhadas ao ex-ministro Alysson Paolinelli, pois este não pode estar presente neste momento.

Fonte: Caio Albuquerque /Esalq USP

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS